

Neste post você irá ler uma versão estendida dos fatos que aconteceram nas edições. Está cheios de spoilers e pode estragar a surpresa de quem não leu a série ainda. Por outro lado poderá auxiliar quem não compreendeu a grandiosidade da coisa. Porém certamente não fará quem não gostou gostar do material.

Não faz muita diferença para a leitura da série, mas o garoto que recebe o fogo é Anthro da Tribo Urso, personagem clássico da DC.
No presente os céus estão vermelhos (nota: a partir de Crise nas Infinitas Terras de 1.985 se estabeleceu no inconsciente coletivo de seus leitores que uma das características das crises seria o céu vermelho. Na verdade a Grande Crise foi a primeira história a utilizar o recurso).



Isto tudo é uma série de homenagens à histórias ligadas à Terra-86 pré-Crise, onde uma destruição atômica cria um mundo pós-apocalíptico. A principal destas séries é Kamandi, mas Omac, Hércules Renascido e o Cavaleiro Atômico também são classificados neste núcleo. Ao longo da série perceberemos que este papel caberá para as Terra-17 e Terra-51.
Mais uma vez, nota-se uma tentativa de Morrison em ser abrangente a todo o Universo DC.


Kamandi, o último rapaz da Terra surge no passado pedindo a Anthro a arma contra os deuses que o rapaz recebeu e desaparece!
Anthro estava rascunhando na areia um símbolo que será visto ao longo da série.


Luthor aceita participar, mas entende que aquele a quem Libra serve não tem muito espaço para idéias alheias diferentes das suas e tenta minar o poder e resistir à equação anti-vida. Um momento marcante, mas simples, é quando Lex assiste a Libra pondo um capacete com a tecnologia do Chapeleiro Louco e a equação antivida no Flama Humana – vilão do Caçador de Marte que pediu a morte de seu nêmesis. Isto prova à Luthor o futuro da raça humana. Ele e Sivana (vilão do Capitão Marvel, chamado no Brasil de Silvana – com um “L”) tentam manter suas personalidades durante a série e traem em alguns momentos Libra. Num momento central da trama a dupla rompe com Libra e o vilão desaparece depois de receber uma rajada de energia de Lex. Sivana deixa claro que Libra não morreu, porém não retorna no restante da série.


Note então a tentativa de Morrison de tirar da trama todos os dei ex machina possíveis. A Tropa primeiro culpa Jordan e fica perdida até o julgamento do herói, para depois não conseguir chegar no planeta e o Superman está em missão para um monitor (vide Superman ao Infinito), numa tentativa de encontrar uma cura para Lois Lane, ferida numa explosão provocada por Libra e Cara-de-Barro. Quando o homem de aço retorna à trama já é na fase final.

Frankenstein e a SHADE (veja 7 Soldados – Frankestein para a versão de Morrison e uma série clássica da DC chamada The Spawn of Frankenstein) encontram Questão, que estava procurando pistas do desaparecimento de Turpin no Bar Lado Negro (Dark side em inglês). A SHADE parece ser uma divisão do Xeque Mate, ou simplesmente na emergência é subordinada à organização.






Ao longo das páginas fica claro que alguns focos de resistência caem e outros se transferem. Os heróis da Fortaleza da Solidão vão para uma batalha em Bludhaven, e os da Sala da Justiça, orientados por Canário Negro e Arqueiro Verde, fogem para o Satélite da equipe, no espaço. Ollie fica para trás, permitindo que Canário, Ray, Tatuado, as esposas de Jay Garrick e Wally West, os filhos de West e Bárbara Gordon cheguem ao satélite.






Uotan é capturado por que a equação anti-vida não consegue afetá-lo. Ao perceber a capacidade de criar e de se reinventar inerente ao ser humano consegue romper as barreiras da instalação e assume uma condição de super-ser novamente. Apesar de Metro não aparecer para dar o “fogo” ao personagem, ou seja, o conhecimento; diálogos posteriores mostram que Nix atribui ao novo deus a nova condição.
Darkseid torna-se uno com 3 bilhões de pessoas! Veja que a série repete que o vilão não teve o controle total do planeta, mas não mostra estas pessoas os não dominados que seriam aprisionado como Uotan (no parágrafo anterior).
Os justificadores invadem o satélite da Liga e são enviados para a missão Raio Negro e Arqueiro Verde dominados pela tecnologia dos justificadores.Tatuado descobre que o seu sinal impede que ele se torne alvo da equação anti-vida.

Batman foge da prisão e usando a arma e bala que matou Orion, dispara em Darkseid. Quebrando seu juramento de não usar armas de fogo, o homem morcego se permite ser atingindo pelos raios-ômega do regente de Apokolips.
A Torre de Vigilância Starman, Poderosa, Frankestein e outros enfrentam “Doc” Tornado e os Homens-Metálicos da Terra-44 (uma inversão da condição de Tornado Vermelho/Liga da Justiça e Dr. William Magnues e os Homens Metálicos).
A gráfica do Planeta Diário e vários objetos da batcaverna estão na Torre imprimindo a última edição do jornal e sendo remetida ao espaço no foguete do Superman com uma versão reduzida do bat-sinal.

O tempo-espaço se rompe quando os universos se conectam. A Terra-Zero cai num abismo – entende-se que a “Terra Zero” é a realidade que Darkseid estava querendo criar. O Senhor Milagre faz um tudo de explosão gigantesco – com o auxílio do Irmão Olho – que permite a migração de pessoas. A intenção seria migrar todas as pessoas, mas fica claro que apenas as pessoas que estavam presas em Bludhaven, especialmente Kamandi e o Clã Tigre e que migram para uma Terra que será designada Terra-51.
Superman se prepara para atacar Darkseid e recebe o reforço de Luthor e Sivana – já controlando a tecnologia dos capacetes dos justificadores. Frankenstein espalha a anti-bactéria que irá anular os efeitos da bactéria-deus Morticoccus que estava mantendo os heróis prisioneiros.
Mulher Maravilha, recuperada, destrói o corpo humano de Darkseid, mas cabe ao Superman emitir uma música que destrói a essência do novo deus do mal.
Superman e os gênios e a tecnologia oana dos Guardiões do Universo presente no anel de Jonh Stewart começam a reconstruir a Máquina dos Milagres que o Superman viu por um rápido instante.


Diante da bravata de Mandrakk, Superman usa os próprias células contendo energia solar para ativar a Máquina e convocar o batalhão de Supermen multi-dimensionais.


O monstro então se reconstrói. As coisas voltam ao lugar! Afinal esta é a função da Máquina dos Milagres!!!!!

Nix Uotan retorna ao Círculo dos Monitores, mas rejeita o convite e reencarna como homem.
Finis.
Conclusão
Talvez Darkseid queria criar a sua versão de Apokolips no planeta Terra no novo “Quinto Mundo”, talvez apenas dominar o mundo. O certo é que a invasão falhou, os Novos Deuses estão mortos e o ciclo começou novamente com o Quinto Mundo.A Terra foi restaurada graças à Máquina dos Milagres e terminou uma longa história que precisa de 7 laudas para ser explicada com alguns detalhes.


Crise Final #01 (aqui)
Crise Final #02 (aqui)
Crise Final #03 (aqui)
Crise Final #04 (aqui)
Crise Final #05 (aqui)
Crise Final #06 (aqui)
Séries e especiais relacionados
Repetindo uma longa história de cross-over e tie-ins (expressões dos quadrinhos que indicam que uma série mensal cruza com outra ou que os eventos de um arco tem ramificações em outras séries), os especiais de Crise Final tem pouco importância para a história principal.Ao pé da letra, os especiais escritos por Greg Rucka (Resistência e O apocalipse) não tem um momento cronológico específico, ainda que seja fácil aproximar. Para o fã xiita a série O apocalipse é meramente uma série da Questão e do Espectro que se passa “levemente” durante a Crise Final.
Apesar de um personagem contaminado na Tropa dos Lanternas Verdes, o quê gerou dois arcos por lá (um na série Green Lantern e outro na série Green Lantern Corps) estes arcos não falavam sobre a contaminação e sim sobre a mudança de personalidade e como isto afetou os valores dos personagens. Mesmo o especial A ira dos Lanternas Vermelhas pouco tem a ver com a série, sendo um prólogo de A noite mais densa e um desdobramento de fatos de A guerra dos anéis.
Vingança dos vilões e Legião dos 3 mundos não tem relação, sendo que Legião dos 3 Mundos se passa no futuro e nem “céu vermelho” – uma tradição das crises – tem.
Crise Final: A ira dos Lanternas Vermelhos (aqui)
Crise Final: A origem de Libra (aqui)
Crise Final: A Vingança dos vilões (aqui)
Crise Final: Funeral para o morcego (aqui)
Crise Final: Legião de 3 Mundos (aqui)
Crise Final: O apocalipse (aqui)
Crise Final: O testamento do Geoforça (aqui)
Crise Final: Réquiem (aqui)
Crise Final: Resistência (aqui)
Crise Final: Submissão (aqui)
Crise Final: Superman ao Infinito (aqui)