Pular para o conteúdo principal

Testamento de Geoforça

De quem?

Num primeiro momento os leitores devem ser perguntar “de quem”?

Geoforça é um personagem ligado à série “Batman e Os Renegados”. Anos depois o cavaleiro das trevas sairia da equipe e ela adotaria um formato de publicação diferenciado em páginas, coloração e apresentação, chamando-se apenas “Os Renegados”.

Apesar do sucesso inicial não resistiu sequer ao Milênio e acabou. Voltou em 1993, pouco antes de Zero Hora e foi cancelada de novo.

Geoforça é o príncipe de um país fictício chamado Markóvia. Ela tinha uma irmã chamada Terra que tinha o dom de manipular a crosta terrestre e, como espiã do vilão Exterminador, entrou para a equipe Os Novos Titãs, disposta a traí-los. Ao final do arco ela morreu. Esta história foi contada em Novos Titãs – O contrato de Judas nos idos dos anos 1.980, que a DC Comics está prometendo para animação já há algum tempo.

Recentemente Geoforça teve seus poderes alterados pelo Exterminador em histórias que o Brad Meltzer escreveu para a Liga da Justiça. Supostamente a trama geral do plot era fazer o herói entrar para a equipe para traí-los como sua irmã anos antes. Quebrando o paradigma Geoforça telefonou para o Batman assim que descobriu a manipulação do vilão.

Esta edição, publicada aqui em Crise Final Especial #02, se passa nos primeiros momentos de Crise Final, quando os heróis acreditam que o fim do mundo é inevitável, e fala sobre a vingança de Geoforça contra o Exterminador. Tem roteiro de Meltzer, desenhos de Adam Kubert e finais de John Dell e Joe Kubert (Sargento Rock, entre outros trabalhos e pai de Adam).

Se é previsível na vingança de Geoforça já que não tem ninguém em sã consciência que acredita realmente que um herói conseguirá matar à frio um vilão nos quadrinhos, a edição se torna emocionante ao mostrar o quê fazem alguns personagens da editora na eminência de um juízo final.

É particularmente interessante Estelar (dos Novos Titãs) ir ao cemitério visitar o túmulo dos pais de Dick Grayson esperando encontrá-lo, enquanto o próprio está saltitando no alto dos prédios de Gotham City com Batman & Robin (e este último se sente sobrando).

Outro ponto importante da edição é usar Rocky Davis dos Desafiadores do Desconhecido num confessionário numa posição semelhante a um padre ouvindo pecados e convertendo pessoas do DCU ao Evangelho.

Meltzer teria acertado mais se tivesse escolhido o Dr Meia-Noite da Sociedade da Justiça, mas creio que ficou fascinado com a possibilidade que o desconhecido poderia exercer sobre os fãs.

No fundo a bela edição não serve para nada.

A vingança fica inconclusa e o diálogo final entre o Lanterna Verde Hal Jordan e Wally West, o terceiro Flash, dá o tom da minha análise:

Flash (Wally West):
Mas e quanto a você? Sei que o Clark disse que esse é o fim e tudo mais...
... Mas o que você acha?


Lanterna Verde (Hal Jordan):
Do que está falando?
Assim é a vida, Wally.
Te vejo amanhã.

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

Árvore genealógica do Superman

Em Krypton Chronicles, uma série que contava a história dos ancestrais de Kal-El a DC publicou a árvore genealógica abaixo.

Divirta-se!