Livros: A revolta de Atlas, volume 1

Às vezes temos uma ilusão que é passageira, mas nem sempre. Com este livro tenho a ilusão de que as pessoas deveriam ler obrigatoriamente dois livros na vida: o texto base de sua religião e a trilogia A revolta de Atlas de Ayn Rand.

Nascida em um regimento totalitário, Rand e sua família passaram necessidades após a Revolução Comunista de 1917. N aulas de história percebeu que o modelo de país que desejava para si era os Estados Unidos da América para onde foi em 1925, sob promessa, não cumprida, de retornar pouco depois.

Em 1957 escreveu Atlas Shrugged livro inspirado no objetivo e um porta-voz definitivo do capitalismo, do lucro e das consequências destes fatores para a sociedade.

Na trama a América é o último centro do poder econômico e o restante do mundo foi transformado em republiquetas populares, mas as ideias destes já impregnaram a nata do pensamento intelectual americano, fazendo com que pessoas desistam de suas vidas, ideais e lucros em prol de uma felicidade coletiva inalcançável e pouco objetiva. Engenheiros, banqueiros, filósofos e industriais desistiram de suas metas e os poucos restantes – os Atlas que carregam o mundo – se veem à mercê de pessoas incompetentes, ineficazes e políticos que promulgam leis e decretos com o objetivo intencional de dificultar a vida de quem está trabalhando.

Como se desistissem de suas vidas as pessoas apenas perguntam “Quem é John Galt?”, como se afirmassem que nada tem valor e suas vidas são apenas acasos.

Ambientado em uma época imprecisa, mas com elementos de ficção científica e mistério, o livro se concentra na figura de Dagny Taggart e Hank Rearden, ele inventor de uma nova fibra metálica que irá revolucionar os transportes e a produção e ela, responsável pela construção de uma ferrovia que irá permitir o escoamento de produção capaz de ainda manter a economia do país.

Com diálogos afiadíssimos o texto de Rand é daqueles que não dá vontade de largar antes da última página e a cada capítulo a uma centena de citações para administradores e pessoas que tem horror à interferência desenfreada do governo na economia.

Um livro definitivo!

A revolta de Atlas, volume 1 (de 3) (ISBN 978-85-99296-83-7) de Ayn Rand, 1957 – Editora Sextante, 2010.