Aleph: 30 anos!

A Editora Aleph completou em junho trinta anos de mercado, sempre editando boas séries de ficção científica.

A editora iniciou com a saudosa série Zenith, onde publicou Orson Scott Card e William Gibson ainda nos anos 1.990. Neste período também publicou uma longa série de novelas vinculadas às séries Star Trek, tanto a série clássica, quanto as séries Next Generation e Deep Space 9.

Nos últimos cinco anos tem expandido seu catálogo e licenciou os direitos das séries Fundação e Robôs (ambas de Isaac Asimov), Duna (Frank Herbert), Neuromancer (William Gibson), A Princesa de Marte (E. R. Burroughs), entre outros lançamentos oportunos como Anno Drácula.
Ainda assim, muita gente criticava a editora por publicar pouco material recente.

Aproveitando o aniversário a editora anunciou a publicação de Robert Heinlen, que se juntará à Asimov e Arthur C. Clarke e estabelecerá a trilogia “sagrada” da ficção clássica, a reedição de Herdeiros do Império, a trilogia de livros que estabeleceu o Universo de Star Wars nos livros e que a edição nacional está esgotada há mais de 15 anos.

Mas, todas as notícias tornaram-se prólogos para o anúncio de que em 2.015 a editora lançará a tradução de Old Man's War, a série sci-fi militar de John Scalzi. Atualmente o universo desta série de Scalzi já rendeu sete volumes e fico com a esperança de que a editora publique ao menos anualmente os volumes (e que tenha uma tradução melhor do que “A guerra é para os velhos”, tradução portuguesa do romance).

Parabéns e longa vida à Aleph!

post scriptum: Só falta publicar o material universo expandido de Duna, com seus prelúdios e livros para as casas escritos por Kevin J. anderson. Aí vira a melhor editora de todos os tempos!