Marvel Zombies

Marvel Zombies, título que, na verdade, parodia uma expressão que identifica os fãs da editora é uma coleção de histórias curtas, mini-séries e arcos que se passam em uma outra dimensão do Universo Marvel (a Terra-2149) que foi dominada por uma praga zumbi infectante.

O conceito foi criado por Mark Millar em um arco da série Ultimate Fantastic Four, e ampliado por Robert Kirkman em duas séries e um especial.

Kirkman, autor de grande talento, é responsável pela inteligentíssima série The Walking Dead, simplesmente o título da Image Comics que mais vende há meses nos EUA (cerca de 25 mil exemplares). Foi a publicação desta série que ressuscitou o tema zumbi nos quadrinhos. Voltarei a falar de The Walking Dead, da qual sou fã, em outros momentos, mas se houver curiosidade há um artigo que publiquei no site HqManiacs há alguns anos (veja aqui).

Em seguida a Marvel promoveu o encontro dos zumbi da “Casa das Idéias” com Ash, personagem da cine-série Evil Dead de Sam Raimi. No Brasil o primeiro filme “Evil Dead” foi lançado no mercado de vídeo apenas com o sucesso do segundo longa, que é, na verdade, um remake do primeiro filme. Este segundo filme recebeu o nome de “Uma noite alucinante” e teve uma continuação bastante famosa “Evil Dead: Army of Darkness”, onde Ash, viajando no tempo não consegue impedir a ascensão do “exército das trevas” do título. Por sinal o filme tem vários finais.

Comenta-se que Raimi está negociando o quarto Evil Dead que continuaria com o ator Bruce Campbell, interpretando Ash. Fã de Campbell, Raimi o utilizou nos três filmes da cine-série Homem-Aranha em pontas bastante distintas, o quê faz o fãs questionarem se ele, na verdade, não seria o vilão Mistério (chefe de efeitos especiais, o vilão é conhecido por seus disfarces).

Após a Guerra Civil o Quarteto Fantástico de então navegou pelo Mundo Skrull da dimensão zumbi num arco da série Pantera Negra e a Marvel retornou ao tema em uma terceira série mensal que está sendo publicada atualmente no Brasil. No verão norte-americano de 2009 foi publicada a quarta série, ambas concentrada em criminosos e personagens místicos.

Em seguida haverá a quinta série com personagens que foram transportados ao final do volume 2.

Por enquanto a listagem é a seguinte:

Ultimate Fantastic Four #21-23 (2.005)
Marvel Zumbis I (2.006)
Ultimate Fantastic Four #30-32 (2.006)
Marvel Zombies: Dead Days (um prólogo para a série, 2007)
Marvel Zumbis versus o Exército das Trevas (2.007)
Pantera Negra #28-30 (2.007)
Marvel Zumbis II (2.007-08)
Marvel Zumbis III (2.008)
Marvel Zumbis IV (2.009)
Marvel Zumbis V (2.009)