A chegada em Darkover [1972]

Prequela repleto de retcons da série Darkover – que frase estranha, não?- escrito por Marion Zimmer Bradley, autora mais conhecida pela série de fantasia “As brumas de Avalon”.

A trama trata da queda acidental de uma nave que levava colonos para uma futura colônia da Terra, em um planeta misterioso com uma pequena área verde e cercado com geleiras enormes. Enquanto os técnicos da nave tentam se prender a uma esperança de localizar-se no cosmos e consertar a nave – em um planeta sem registro de metais – há um conflito com o grupo de colonos que planeja assentar-se apesar das dificuldades e características próprias do planeta.

De pano de fundo questões envolvendo a cultura e raças próprias da série Darkover e o papel da mulher na viagem espacial e uma tentativa de alocá-la como reprodutora. Para romper ideias já pré existentes na série, a autora cria a ideia de um vento que atiça a libido dos terráqueos que copulam entre si buscando uma diversidade genética. A principal personagem feminina ao final do livro, depois de resistir à ideia de filhos e ao seu papel como reprodutora, termina tendo filhos de quatro ou cinco homens e se tornando uma sábia. Se Bradley, como ativista feminina, pretendia trabalhar melhor o papel da mulher falhou desgraçadamente pois tudo é muito previsível e o livro apenas ajudar a manter os preconceitos, legitimando-os na trama.

O livro existe para dizer: “Uma nave caiu neste planeta. Os sobreviventes geraram descendentes e criaram sua própria cultura e apuraram um poder mental, ampliado por um cristal visto de relance na trama”. No entanto, para dizer isto Bradley gastou 120 páginas.

Ao menos é rápido!