Friday 1 (2020)


Trama
Friday Fitzhugh retorna à sua cidade natal, Kings Hill, e é novamente envolvida em uma rotina de mistérios e crimes ao auxiliar o amigo Lancelot Jones e o xerife Bixby em uma investigação.

Comentários:
Lançado em quarta-feira 15 de abril de 2020 sem nenhuma publicidade anterior, o mais recente produto do Panel Syndicate funciona bem em apresentar os personagens. Vai na direção do tema dos livros de mistérios para jovens adultos onde invariavelmente há uma dupla (ou trio ou ainda, quarteto) de investigadores adolescentes que ora são escorraçados pela Polícia, ora são chamados para colaborarem na solução dos crimes; mas aqui se concentra na visão de uma destas detetives que “cresceu” e aparentemente quer algo mais da vida.
Friday está cansada da rotina e de como seu amigo Lancelot Jones não oferece para ela outras possibilidades. Tendo saído de Kings Hill para estudar, ela retorna para férias de inverno e vê-se imediatamente aprisionada na versão de Lancelot de mundo perfeito: crimes, mistérios, investigações. E como isto soa cansativo e repetitivo para ela.

Ainda assim parecer haver algo maior ali!

Ed Brubaker produz um texto competente de apresentação de personagens e de suas motivações e pinça bem o mistério da série, sabendo conduzir o leitor para a próxima edição. Marcos Martin abandona a formatação em painéis tão características da editora – como em Barreira ou Universo – e passa a adotar o formato de páginas de quadrinhos padrão, ainda que ofereça opções no download para 1 página mais adequado à tablets ou 2 páginas mais a leitura em computador – é possível baixar ambas – mas sem a ousadia dos trabalhos anteriores. Aqui é um quadrinho em formato americano e não um produto em formato de painel/widescreen.

Ainda que perca um pouco do impacto na questão visual a trama e apresentação dos personagens te captura e você fica aguardando a próxima edição.