O império dos gibis (2020)


Poucos produtos passam a ser fundamentais a partir do seu lançamento ao ponto de quê não há discussão que se sustente caso os envolvidos não conheçam previamente seu conteúdo. Assim é “Vargas” de Lira Neto, entre tantos. A estes se soma O império dos gibis: a incrível história dos quadrinhos da Editora Abril de Manoel de Souza e Maurício Muniz (Heroica, 2020, ISBN 978-6580-135-004) que narra o nascimento da redação de quadrinhos da Editora Abril e sua trajetória desde o momento que também surgiu a Editora Abril, além de dar atenção à importância que teve as vendas daqueles títulos para os financiamentos de outros projetos da editora Abril em especial, a revista semanal VEJA e o projeto de TV.

Leitura deliciosa do tipo de se fazer de um fôlego só, o texto consegue unir a pesquisa histórica e as pílulas para o nerds, comentando cada lançamento da editora e seus contratos mais famosos com as marcas Disney, Maurício de Sousa Produções, Marvel Comics, DC Comics e uma série de editoras menores, mas não menos importantes. O livro de Manoel de Souza e Maurício Muniz consegue traçar um paralelo muito importante para os leitores, que a todo momento se divertem com histórias de bastidores de produtos que consumiam no momento de seus lançamentos quando eram crianças, adolescentes ou jovens adultos. Isto cria uma identificação, um vínculo sentimental enorme e curiosamente ainda permite que não esgote por completo o tema.

A obra também a estabelecer uma trajetória do mercado de quadrinhos de heróis no Brasil, seu período de ouro dentro da Redação de Super-Heróis da Editora Abril e os claros sinais do que se seguiria nos anos seguintes após marcas poderosas saírem da editora. Como curiosidade temos o representativo diálogo na página 351 que discute sobre um estudo feito em 1999 diante da queda das vendas e pouco antes do lançamento do formato “Super-Heróis Premium”:

(…) “O seu mercado não mais de massa. Agora é de nicho” (…)
A conclusão foi que, a partir dali, a Abril deveria lançar menos títulos mensais e deixá-los mais caros, de olho nos leitores e colecionadores de longa data, mais velhos e com mais poder aquisitivo. Teoricamente, eram pessoas dispostas a pagar mais por produtos com melhor acabamento. Se esse modelo desse certo, manteria o negócio viável.”

Os autores, parceiros na revista “Mundo dos Super-heróis” da Editora Europa lançaram uma campanha de financiamento no site de crowdfunding Catarse no início de 2019 e ao lograr êxito conseguiram entregar um produto bonito, bem acabado e fruto de um amor que transparece no texto. Além das 435 páginas de texto há um caderno de mais de 100 páginas de imagens de capas e imagens icônicas deste período além de vários brindes para outros níveis de financiamentos – como os excepcionalmente belos cadernos para as série “Heróis da TV” e “Capitão América” lançadas em 1.979 que marcaram o início da Marvel Comics na Abril.

Um livro fundamental a partir de agora!