Poucos
produtos passam a ser fundamentais a partir do seu lançamento ao
ponto de quê não há discussão que se sustente caso os envolvidos
não conheçam previamente seu conteúdo. Assim é “Vargas”
de Lira Neto, entre tantos. A estes se soma O império dos gibis:
a incrível história dos quadrinhos da Editora Abril de Manoel
de Souza e Maurício Muniz (Heroica, 2020, ISBN 978-6580-135-004)
que narra o nascimento da redação de quadrinhos da Editora Abril e
sua trajetória desde o momento que também surgiu a Editora Abril,
além de dar atenção à importância que teve as vendas daqueles
títulos para os financiamentos de outros projetos da editora Abril
em especial, a revista semanal VEJA e o projeto de TV.
Leitura
deliciosa do tipo de se fazer de um fôlego só, o texto consegue
unir a pesquisa histórica e as pílulas para o nerds,
comentando cada lançamento da editora e seus contratos mais famosos
com as marcas Disney, Maurício de Sousa Produções,
Marvel Comics, DC Comics e uma série de editoras
menores, mas não menos importantes. O livro de Manoel de Souza e
Maurício Muniz consegue traçar um paralelo muito importante para os
leitores, que a todo momento se divertem com histórias de bastidores
de produtos que consumiam no momento de seus lançamentos quando eram
crianças, adolescentes ou jovens adultos. Isto cria uma
identificação, um vínculo sentimental enorme e curiosamente ainda
permite que não esgote por completo o tema.
A
obra também a estabelecer uma trajetória do mercado de quadrinhos
de heróis no Brasil, seu período de ouro dentro da Redação de
Super-Heróis da Editora Abril e os claros sinais do que se seguiria
nos anos seguintes após marcas poderosas saírem da editora. Como
curiosidade temos o representativo diálogo na página 351 que
discute sobre um estudo feito em 1999 diante da queda das vendas e
pouco antes do lançamento do formato “Super-Heróis Premium”:
(…)
“O seu mercado não mais de massa. Agora é de nicho” (…)
A
conclusão foi que, a partir dali, a Abril deveria lançar menos
títulos mensais e deixá-los mais caros, de olho nos leitores e
colecionadores de longa data, mais velhos e com mais poder
aquisitivo. Teoricamente, eram pessoas dispostas a pagar mais por
produtos com melhor acabamento. Se esse modelo desse certo, manteria
o negócio viável.”
Os
autores, parceiros na revista “Mundo dos Super-heróis” da
Editora Europa lançaram uma campanha de financiamento no site de
crowdfunding Catarse no início de 2019 e ao lograr êxito
conseguiram entregar um produto bonito, bem acabado e fruto de um
amor que transparece no texto. Além das 435 páginas de texto há um
caderno de mais de 100 páginas de imagens de capas e imagens
icônicas deste período além de vários brindes para outros níveis
de financiamentos – como os excepcionalmente belos cadernos para as
série “Heróis da TV” e “Capitão América” lançadas em
1.979 que marcaram o início da Marvel Comics na Abril.
Um
livro fundamental a partir de agora!