Zatanna and the House of Secrets [2020]

Há meses me chama a atenção da linha de graphic novels do selo DC KIDS. Não é uma novidade que a DC Comics produza material para crianças e “jovens adultos” (outra vertente do selo) e nem que produza graphic novels desligadas de sua continuidade, visto que, na origem, esta era a função da graphic novel.

Escrita por Matthew Cody e ilustrada por Yoshi Yoshitani, não posso negar que em um primeiro momento a história me lembrou aqueles livros didáticos que compramos para crianças em processo de alfabetização: cores chamativas, pouco texto, balões e fontes enormes, tudo muito próprio e atrativo para as crianças. Mas diferente dos livros infantis que tive contato, “Zatanna and the House of Secrets” é longo (120 páginas) e tem uma história simples – mas não simplória, para fica em um clichê que eu uso – que convence.

Zatanna mora com o pai Zatara na “Casa dos Segredos”. Ela crê que o pai seja um mágico de entretenimento de pouca expressão e sente falta da mãe, enquanto brinca com os amigos da escola e seu coelho. Cody apresenta tudo gradualmente, sem pressa, mas deixa claro o bullying, a covardia dos amigos e o processo de descoberta dos poderes e da “verdade sobre sua natureza”. Esta Zatanna, no entanto, não é a velha e experiente membro da Liga da Justiça, mas sim uma pré-adolescente com muito de criança. É uma versão infantil de Zatanna para leitores infantis. Isto é terminal! Mas nada impede que os leitores velhos se interessem porque é bem feito.

O conflito da edição surge quando Zatanna descuidadamente permite que Klarion, o menino bruxo, roube a chave da Casa dos Segredos e que o menino e sua mãe a invadam, entrando em conflito com Zatara e descobrindo a natureza da ausência de sua mãe.

Achei uma história fenomenal, uma arte estupenda, um trabalho primoroso! Irretocável!

Me delicio passando as páginas e vendo a arte e penso que foi um acerto tão grande que chego a imaginar o tamanho do erro da DC Comics para compensar este acerto – porque na DC, infelizmente, é assim!

Nota dez!



Selo DC Kids
Ano
Graphic novel
Equipe
2020
Zatanna and the House of Secrets
Matthew Cody (T) & Yoshi Yoshitani (Arte)
2020
Minh Lê (T) & Andie Tong (Arte)