ROM Epic Collection v1: The original Marvel Years

Em 1982 um universo descortinou para mim. Eu fui para a escola, havia Copa do Mundo e a RGE fazia seu último suspiro com suas séries Marvel. No “Almanaque Premiere Marvel” trouxe entre outros ROM. Eu só descobriria anos depois que ROM era baseado em um brinquedo da Parker Brothers, hoje da HASBRO. A Marvel licenciou o personagem e fez uma longa série e meu eu jovem ficou fascinado com as ideias apresentadas ali que ecoavam algo do Surfista Prateado.

A trama é um clássico da simplicidade! O planeta Galador foi atacado pelos Espectros e os cidadãos foram convidados para se vestirem uma vestimenta metálica, se tornarem ciborgues privando-se da humanidade e enfrentarem os seres que mexiam com ciência, magia e ainda eram transmorfos. Rom foi o primeiro a se oferecer para a missão seguido por milhares.

Quando os vilões foram derrotados em Galador a missão se estendeu para as galáxias e 200 anos depois ROM chega à Terra onde os espectros estão em posições de poder, disfarçados como militares, agentes da SHIELD e políticos. Adaptado por Bill Mantlo e Sal Buscema, o cavaleiro espacial de armadura prateada e tudo chega à Terra se afeiçoa a uma jovem e passa a ter como companheiros ela e noivo, enquanto passa da condição de robô assassino para herói de uma pequena cidade. Explico: ROM possui duas armas, uma é o analisador que revela aos seus olhos somente quem é um espectro disfarçado e a outra transporta os espectros para o limbo, para onde são banidos sem morrer. Porém neste transporte deixam cinzas para trás o quê dá a entender que seres humanos morreram queimados até se reduzirem às cinzas.

Em dezembro de 2025 a Panini publicou a edição em formato omnibus que reúne praticamente metade da série, mas eu tive acesso à EPIC Collection que trouxe as edições 1 a 20 – a Marvel licenciou novamente ROM e Micronautas para fazer a reimpressão da série em formatos omnibus e Epic Collection e a licença vence em 2026. Estas edições contam e recontam a trama dos Cavaleiros Espaciais, a chegada de ROM, a maneira como conquistou a confiança e faz inserções pontuais no universo Marvel como enfrentando uma casa mal-assombrada que sobrou de uma aventura do Dr Estranho, enfrentando o último membro de uma raça de répteis inteligentes que sobrou de uma aventura de Miss Marvel, enfrentando o Valete de Copas, o Pensador Louco e um vilão náutico da Marvel, ainda que o grande convidado desta edição seja o grupo mutante X-Men que sai em busca de um novo mutante que é um "Híbrido" com intenções malignas.

Ao final destas edições é plantado a ideia de que ele deve retornar a Galador de onde saiu há cerca de 200 anos e sabemos que logo a cidadezinha terá um novo guardião enquanto ROM retorna ao espaço.

Passados pouco mais de quarenta anos a trama mostra os vícios de séries de TV da época, apresentação do plot, episódios pontuais de desenvolvimento intercalados com a ameaça da semana, mas o saudosismo falou mais alto e achei tudo muito divertido em reler.

Reúne ROM (1979) 1-20. 432 pgs. ISBN 9781302961084