The Expanse v3: Abbadon’s Gate [2013]

[Trama]
A proto-molécula consumiu uma população inteira, caiu em Vênus, se ergueu e rumou até próximo de Urano onde criou uma estrutura – o anel – que aparenta ser o acesso para uma outra dimensão. O quê há além do anel? Seria uma frota invasora de alienígenas disposta a destruir a Terra, Marte e a OPA? Ou seria a possibilidade de colonização de um novo universo inteiro cheio de possibilidades?

Esta é uma das premissas do terceiro volume da série de livros “The Expanse” “Abbadon’s Gate”. O “portal de Abbadon” a que se refere o título é uma citação bíblica acerca de Abbadon, um local desvatado no livro sagrado. A outra premissa é a clássica história de vingança. Clarissa Mao herdeira do industrial responsável pela manipulação da proto-molécula nos volumes 1 e 2 deseja vingança contra James Holden, e por extensão, ao pessoal da Rocinante pela ruína de seu pai. Clarissa vê na missão que Terra, Marte e OPA envia ao anel a possibilidade de destruir a reputação de Holden e também a ele próprio. Para tanto faz modificações genéticas em si, contrata profissionais para plantar informações e altera sua própria identidade de modo que possa se infiltrar na frotilha que ruma para investigar o anel.

A história é narrada por James Holden o líder da cooperativa que é a nave Rocinante, Clarissa/Melba e inclui dois personagens muito interessantes que somam bastante à história Carlos Baca, o “Bull”, e Annushka Volovodov, a pastora “Anna”. Caberá a este dois personagens o questionamento militar e civil da operação. Explico: A OPA reutiliza a nave geracional Nauvoo, construída originalmente para levar os mórmons às estrelas, mas utilizada com outros propósitos na série. Agora chamada de Behemoth a nave tenta pacificar os ânimos do domínio sobre o anel e criar uma situação que se una Terra, Marte e OPA permanentemente. Já Anna alocada no início da trama na nave UNN Thomas Prince mostra o fascínio e o medo do desconhecido e reação das pessoas comuns diante da possibilidade de aquela trama com tantas camadas por em risco a civilização humana.

Tudo se amplia e vai à enésima potência quando, ao atravessar o anel, eles se deparam com uma “zona lenta” que interfere na velocidade das naves e gera expectativas sobre o quê realmente seria o anel. Escolhas difíceis são feitas e a ação se desenrola como respostas destas escolhas.

Apesar de delicioso é importante que se deixe claro que é um romance de transição, a série deixa de ser uma série distópica para se tornar uma ambiciosa space opera que narra o futuro da colonização espacial da Terra.

[Impressões]
Não sem um cansaço no segundo quarto, o volume de 539 páginas cativa ao leitor pela narrativa novamente em ponto de vista e a decisão acertada dos autores de deixar claro os dilemas morais de seus personagens narradores. A escolha de ter determinados personagens narradores, no entanto, transforma Michio Pa a XO da Behemoth em uma personagem bem terciária na trama, algo que contrasta com a importância que a XO tem na história, já que há um motim na nave.

O pessoal da Rocinante passa boa parte do livro distante do centro da ação por ferimentos, ainda que Amos no terço final vá auxiliar a pastora Anna. Só há espaço para Holden e Naomi. Alex, o piloto, continua a ser um detalhe na trama que não soma nada. Certamente a adaptação para a TV aproveitou de uma personalidade que surgiu em volumes seguintes.

Sem Avassarala e Bob – a política e a militar – o volume é bem servido por Anna e Bull, que ainda que seja em outro nível conseguem mostrar as sutilezas da política representado por um militar e por uma pastora. Tornam-se personagens cativantes pelas dúvidas que deixam transparecer. Além disso a pastora metodista Annushka Volovodov mostra-se uma sábia escolher para dar espaço a dois debates, um sobre o futuro da religião e dos profissionais que trabalham com a fé e o segundo sobre o receio de que o ser humano tenha um lugar definido no universo escolhido por Deus e que qualquer tentativa de ir ao além seja uma desobediência às leis divinas.

Apesar de terminar a transição da série, nota-se claramente que o romance deixa muito em aberto. Você quer saber o futuro daqueles personagens e da humanidade.

Abbadon’s Gate, ISBN 978-0-316-12907-7, James S. A. Corey, 539 páginas, Orbit.


The Expanse, a série de livros
1
Leviatã Desperta [Leviatan Wakes 02/06/2011, no Brasil Editora Aleph, 2017]
2
3
Abaddon’s Gate [04/06/2013]
4
Cibola Burn [05/06/2014]
5
Nemesis Games [02/06/2015]
6
Babylon’s Ashes [06/12/2016]
7
Persepolis Rising [05/12/2017]
8
Tiamat’s Wrath [04/12/2018]



The Expanse, contos/novelas
1
The Butcher of Anderson Station [17/10/2011]
2
Gods of Risk [15/09/2012]
3
Beloved of Broken Things [27/11/2012]
4
The Churn [29/04/2014]
5
The Vital Abyss [15/10/2015]
6
Strange Dogs [18/06/2017]