Fiends of the Eastern Front [2013]




Riquíssima de conteúdo em seus atuais mais de 2150 números a revista semanal 2000 AD apresenta suas histórias em capítulos de 4, 6 ou 8 páginas – atualmente 8 virou o padrão – e há uma centena de séries que não tem maior conhecimento no Brasil.


A série “Fiends of Eastern Front” surgiu em 2000 AD #152-161 de fevereiro a abril de 1980 e narra a colaboração entre soldados nazistas e vampiros romenos para enfrentar a Rússia comunista então aliada dos americanos na 2ª Grande Guerra.

Quando a Romênia passa a colaborar com a Rússia são os nazistas que são os perseguidos. 

A história é contada em flashback a partir de 1980 quando um cadáver nazista é encontrado em uma tumba em Londres com um diário que narra seu relacionamento com o Capitão Constanta, o soldado romeno, líder de uma reduzida tropa.

Criada por Gerry Finley-Day & Carlos Ezquerra (co-criador do Juiz Dredd) a série é divertida e despretensiosa, sendo uma mistura de série de guerra e de terror gore, gêneros bem populares entre leitores de quadrinhos.

A arte de Ezquerra consegue trafegar bem no formato de capítulo e apresentar tensão característicos do terror e da guerra.

A coletânea traz um segundo ciclo de história chamado “Stalingrad” publicado em Judge Dredd Megazine #245-252 de maio a dezembro de 2006 desta vez com texto de David Bishop (que escreveu quatro romances com os personagens) e arte de Colin MacNeil.

 Com 26 anos de diferença do primeiro ciclo esta versão não é menos impactante, ainda que a história seja uma expansão da anterior com as mesmas características gerais: durante a 2ª Guerra um prisioneiro nazista preso pelos russos é levado à interrogatório e narra como colaborou com uma tropa de soldados romenos composto por vampiros e como enfrentaram judeus russos – Entendeu? Se não eu explico: nazistas contra judeus russos!
Tão divertida quanto o primeiro ciclo, a história ainda tem a presença de um golem e de um judeu russo que decapita vampiros com foices feitas de prata!

A coletânea de 2013 a que tive acesso ainda traz “Red Menace” uma história publicada em Judge Dredd Megazine nº 4.17 em 2002 com texto de Dan Abnett e arte de Ezquerra que estende ainda mais os mitos da série ao introduzir uma vampira russa, mas de uma maneira rápida e chocante!

Há atualmente uma nova série “Fiends” sendo publicada em 2000 AD à qual pretendo retornar ao tema em breve.

Fica a dica para uma perfeita mistura entre temas e uma história que funciona pela brevidade.