Star Wars: O universo expandido

Sempre gostei do Universo Expandido de Star Wars (para os neófitos: “Universo Expandido” são os eventos narrados em livros, séries de TV live actions e ou animação, filmes para TV e quadrinhos que se somam aos eventos mostrados nos seis filmes). Meu preferido é o arco “Os herdeiros do Império” de Timothy Zhan.

De tempos em tempos alguma editora no Brasil dá atenção ao Universo Expandido e publica algo. Nesta década tivemos a Pandora Books, a Ediouro e agora a On-Line Editora que publica quatro séries “Star Wars” em uma revista homônima.

As séries são “Knights of the Old Republic”, “Rebellion”, “Dark Times” e “Legacy”, as quatro atuais séries americanas de Star Wars pela Dark Horse/Lucas Books.

O motivo da publicação é o interesse gerado pela série de animação “Star Wars: Guerras Clônicas”, que além que passar na TV por assinatura, é exibida em sinal aberto, com grande aceitação do público, recebendo inclusive uma segunda temporada. A série se passa entre os episódios 2 e 3 e já teve uma predecessora de mesmo nome mas com animação de desenho e não computadorizada.

O interesse por Star Wars deve permanecer por mais algum tempo. Além da segunda temporada de “Guerras Clônicas” que terá mais 22 episódios, George Lucas já iniciou a pré-produção de uma série live action (com atores) que irá passar entre os episódios 3 e 4; nesta época o Império estava consolidando sua base de poder, não havia ainda a Rebelião e Obi Wan Kenobi possivelmente era o único jedi ativo, agindo em Tattoine, o planeta desértico onde o bebê Luke Skywalker foi enviado.

Lucas afirma que irá concentrar a série em personagens secundários e que irá produzir, no mínimo, cem episódios.

Atualmente este período de 19 anos entre os episódios 3 e 4 é um dos pouquíssimos ainda não explorado à exaustão na franquia; mesmo assim, a série “Dark Times” se passa neste período, concentrando em personagens desconhecidos de modo a não criar erros cronológicos.