All-Star Superman (2011), o filme

Novamente a Warner Brothers fornece uma animação de qualidade baseada em uma história em quadrinhos publicada pela DC Comics.

Os produtores Bruce Timm & Alan Burnett, o diretor Sam Liu e o escritor Dwayne McDuffie adaptam o texto da série escrita por Grant Morrison e com arte de Frank Quitely, publicada em doze capítulos, chamada no Brasil Grandes Astros: Superman (Panini Comics). A hq é presença constante entre as listas das melhores produções da década (veja aqui).

Novamente temos uma adaptação, assim como foi Batman: Under the Red Hood. Algumas passagens inteiras da obra de Morrison são extirpadas como a luta com Bizarro e as passagens com o menino com leucemia e a garota suicida, além de toda a passagem sobre o fato de que a humanidade precisa da existência de um super-homem para lhe inspirar. Na obra, algumas dessas passagens são belíssimas, mas talvez não funcionassem tão bem na animação. Nota-se claramente que a história não perde nada com as mudanças, mas muda-se o tom para algo mais próximo do formato convencional de uma hq: vilão, atos malignos, humanidade em risco, herói ao resgate incapaz de salvar a si próprio.

A história fica menor em conflitos: Superman realiza um salvamento e percebe-se envenenado. Irá realizar algumas tarefas (os trabalhos hercúleos) e continuar sua missão sempiterna de guiar a humanidade até o último instante. Sem tantos conflitos tão próprios da obra de Morrison é mais fácil e acessível o acompanhamento da trama.

Lex ainda está lá como grande vilão do filme e ainda temos a participação de sua sobrinha, do Parasita e o computador tirano Solaris (também vilão de outra história de Morrison, o evento DC 1,000,000). Convence muito mais do que o bobo da corte de Superman Returns.

Com vozes de James Denton (Superman), Christina Hendricks (Lois Lane) e Anthony Lapaglia (Lex Luthor), a adaptação de All-Star Superman consegue dar à trama inicial um caráter menos saudosista e (apesar do traço, que emula Quitely) mais contemporâneo. Em função disto funciona muito bem, pois produz uma história com início, meio e fim.

Aconselho sem restrições.