Lançamentos: Y, o último homem volume 4: A senha

Enquanto a Panini Comics lança o quinto volume de Y a série que conta a história do último sobrevivente de uma misteriosa praga que extermina todos os portadores do cromossomo Y, chega nos rincões de MG o volume anterior.

Curiosamente a série Ex Machina não sofre tal delay apesar de não vender bem. (Como sei que Ex Machina não está vendendo bem? Basta ver o pacote oferecido aos leitores com três volumes. Se vendesse bem não teria sobra para fazer um pacote.)

Este quarto volume (A senha) traz mais dois arcos da viagem de Yorick Brown a São Francisco, acompanhado pela agente 355 e pela geneticista drª Allison Mann. O texto é de Brian K. Vaughan, a arte de A senha é de Pia Guerra e a arte de A passagem da viúva e de Goran Parlov e ambos artistas contam com os finais de José Marzan Jr.

Em A senha enquanto 355 e drª Mann buscam um remédio para Ampersand, a agente deixa Yorick sob a guarda de outra agente do Culper Ring, a agente 711, que explora a culpa de sobrevivente do jovem e tenta curar suas tendências pseudo-suicidas: católico e acreditando não ser merecedor de restaurar a humanidade, Yorick diversas vezes se põe em risco que modo que alguém o mate. É apenas uma outra forma de suicídio.

O segundo arco mostra o trio contra uma milícia que controla a passagem por uma estrada no Arizona. Com bom enredo mas nada de excepcional, o arco serve para expor a personalidade dos envolvidos e mostrar se a sessão com 711 surtiu efeito. O quê chama a atenção é a semelhança da arte da dupla Parlov/Marzan Jr. com José Luiz Garcia-Lopez.

No Kansas nasce o filho (isto mesmo, sexo masculino) da astronauta russa.

Apesar de não ser tão impactante quanto no primeiro momento da série, este encadernado que reúne as edições 18 a 23 da série americana, coloca um pouco o pé no freio para mostrar o desenvolvimento dos personagens e das tramas que irão vir em sequência. Lembre-se que a proposta é saber o quê o último homem faria, como seria o processo de restauração da humanidade (Inseminação? Clonagem?) e encontrar a amada dele – um devaneio romântico que o impede de copular com cada mulher que encontra.

Mesmo com impacto menor e atenção nos personagens, este encadernado é um prato cheio para fãs de uma boa história com início, meio e fim.

[Y - O último homem]
Volume 1 - Extinção
Volume 2 - Ciclos
Volume 3 - Um pequeno passo
Volume 4 - A senha
Volume 5 - Anel da Verdade
Volume 6 - Menina com Menina
Volume 7 - Bonecas de Papel
Volume 8 - Dragões de Quimono 

Extra: Os 10 mais da década de 2000