Lançamentos: Y, o último homem vol 2: Ciclos

Y, o último homem tem um história curiosa. Série mensal criada por Brian K. Vaughan e Pia Guerra, pouco tempo depois de lançado nos EUA teve uma edição nacional pela Opera Graphica, com todo o requinte que a editora dispunha e um preço pouco acessível.

A Opera publicou ainda o segundo arco “Ciclos” e longo encerrou as atividades, dada a exclusividade da Panini Comics de lançar material DC Comics. Quando a Pixel comprou a licença de publicação de material Vertigo e WildStorm tivemos uma rápida brecha de 24 meses em que a nova editora trouxe material destes selos, lançando novamente Y do início na série Pixel Magazine.

Legal! Não tinha adquirido o material da Opera e tive a oportunidade de conhecer a série que inclusive já li por completo. Isto transformou a série em um dos melhores materiais da década passada (2.000-2.009) que li. Veja aqui minha opinião sobre a série.

A Panini em out/nov de 2.009 iniciou a publicação dos selos Vertigo e WildStorm e preferiu lançar alguns materiais em encadernados. Essa política se reflete até o momento em Fabulas, Ex Machina (veja aqui o review do volume 4) e Y, o último homem, ambos de Vaughan.

A história
Neste segundo encadernados Yorick, 355 e Drª Mann tentam chegar à Califórnia viajando de trem, mas confronto com várias facções femininas põe novos rumos à história. E as amazonas descobrem que existe ainda um macho vivo na terra.

A partir de um roteiro simples, tão comum na produção de ficção – vai dizer que você nunca assistiu um filme onde o protagonista usa um trem para fugir? - Vaughan continua derramando litros de citações e construindo uma trama inteligente.

O filme
Um filme da história de Y, the last man está sendo cogitado há anos nos EUA – especialmente depois de Vaughan participou da série de TV Lost.

O projeto está oficialmente parado pois o último diretor/produtor queria uma trilogia e o estúdio entendia que um único filme seria suficiente.

Este mesmo diretor ao ver o sucesso da adaptação da série em quadrinhos The Walking Dead para a TV pelo canal AMC pelo diretor/produtor Frank Darabont, declarou que talvez a melhor forma de adaptar Y seja uma série de TV com várias temporadas.

[Y - O último homem]
Volume 1 - Extinção
Volume 2 - Ciclos
Volume 3 - Um pequeno passo
Volume 4 - A senha
Volume 5 - Anel da Verdade
Volume 6 - Menina com Menina
Volume 7 - Bonecas de Papel
Volume 8 - Dragões de Quimono 

Extra: Os 10 mais da década de 2000
Tecnologia do Blogger.