Pular para o conteúdo principal

Doctor Who Autumn Special: The Waters of Mars (2009)

[A trama]
A base terráquea em Marte (Bowie Base One) recebe a visita do Doutor em 21 de novembro de 2.059, ao mesmo tempo em que é infestada por um vírus marciano que passa a dominar as pessoas e pretende viajar para a Terra.
[Comentários]
Este especial de 2.009 parece ser distante do tom levemente descontraído de boa parte dos episódios da série da BBC, Doctor Who. A trama é pesada e a maquiagem realmente deixa as pessoas com aspecto alienígenas real, ainda que em alguns momentos a iluminação não ajude. A história ecoa tanto Alien (1978) de Ridley Scott quanto outros filmes e séries de TV que falam sobre uma população de cientistas cercadas e refém de uma forma de vida ou experimento que deu errado. Aqui o adicional é que sabemos que os cientistas morrerão.

A ideia é que uma civilização marciana (the Ice Warriors) prendeu no gelo criaturas em forma de vírus e que milênios depois a base terráquea, no processo de exploração da água congelada para abastecer a estação, as libertou.

A trama secundária é que o Doutor (David Tennant) conhece o destino dos membros da base e reluta em salvá-los, já que a bisneta da Capitã Adelaide Brooke (Lindsay Duncan) influenciada pelo familiar chegará às estrelas, se casará com um príncipe e iniciaria uma nova raça. Ao salvar os cientistas o Doutor poderia alterar a história.

O conflito é claro: o Doutor é senhor do tempo ou apenas um refém dos eventos, cumprindo um papel como todos? E outro: poderia o Doutor realmente alterar a história? E se o fizesse qual seria o novo futuro da humanidade?

Parte de uma série de especiais entre 2008-2010 e especialmente a trilogia final do décimo Doutor (este especial e as duas partes de The end of time), The Waters of Mars foi escrito por Russell T Davies e Phil Ford, dirigido por Graeme Harper e ganhou o Prêmio Hugo 2010 de Best Dramatic Presentation, Short Form.

De longe é uma das melhores tramas do personagem que já assisti, já que consegue unir a trama principal do vírus e a dúvida da trama secundária de mudar a história, mas, ainda assim, gera um certo incômodo a maneira como aceitam a presença do Doutor e não o responsabilizam pelos acontecimentos. Certamente o quê fica subentendido é que a existência do Doutor seja de domínio público em certas esferas, o quê é uma solução simples e coerente, mas que deveria ficar mais explícita.

Especiais de Doctor Who (2005-13)
Data
Título
18/11/2005
Doctor Who: Children in Need
25/12/2005
The Christmas Invasion
25/12/2006
The Runaway Bride
16/11/2007
Children in Need Special: Time Crash
25/12/2007
Voyage of the Damned
25/12/2008
Christmas Special: The next Doctor
11/04/2009
Easter Special: Planet of the Dead
15/11/2009
Autumn Special: The Waters of Mars
25/12/2009
e
01/01/2010
Christmas Special: The End of Time, part I
New Year's Special: The End of Time, part II
25/12/2010
Christmas Special: A Christmas Carol
25/12/2011
Christmas Special: The Doctor, the Widow and the Wardrobe
25/12/2012
Christmas Special: The Snowmen
23/11/2013
50th Anniversary Special
25/12/2013
Christmas Special, 2013




















Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

Árvore genealógica do Superman

Em Krypton Chronicles, uma série que contava a história dos ancestrais de Kal-El a DC publicou a árvore genealógica abaixo.

Divirta-se!