Lançamentos: Y, o último homem volume 3: Um pequeno passo

Y de Brian K. Vaughan, Pia Guerra & Paul Chadwick e José Marzán Jr. chega ao terceiro volume em terras tupininquins trazendo as edições #11-17 da série original. Na verdade, como os leitores sabem o volume já foi lançado há alguns meses e já foi anunciado o lançamento do quarto volume. Os encadernados de capa mole da Vertigo/Panini estão continuando a serem publicados e os de capa dura (Transmetropolitan, Preacher, Frequência Global e ZDM) estão congestionados.

A edição apresenta dois arcos, o longo “Um pequeno passo” sobre o resgate de cosmonautas que poderia dar a chance da reconstrução do Império Russo e o segundo, um breve interlúdio de duas partes, sobre uma equipe de teatro que cria uma peça chamada “O último homem”.

Texto afiado e dezenas de citações à cultura pop, algumas explicadas pela tradução da Panini outras passando ao largo, como o momento em que os cosmonautas aterrizam e uma das personagens diz “Está chovendo homens!” e outra responde “Aleluia” - citação à música “It's raining men!” sucesso na década de 1.980.

Finalmente é revelado quem fornecia informações à israelense Alter e se desenha na trama as implicações políticas, além do surgimento de uma misteriosa ninja japonesa, que aparece em vários momentos em busca de Ampersand quando ele está se recuperando junto ao grupo teatral. Por implicaçõe políticas devemos refletir no fato de que muitas profissões tem concentrações de homens, como a política, a física nuclear e especialmente o clero. A série não se aprofunda em nenhuma das questões, permitindo que o leitor crie em sua mente um “universo expandido” para a série, à semelhança dos livros, séries e quadrinhos de Star Wars. Talvez esta ausência seja o maior defeito da série, mas a leitura ágil não permite que o leitor se preocupe com o fato.

Para completar a edição, fica patente o interesse afetivo entre Yorick e 355, além do fato da culpa de sobrevivente que carrega, afinal ele é pouco mais de um adolescente.

[Y - O último homem]
Volume 1 - Extinção
Volume 2 - Ciclos
Volume 3 - Um pequeno passo
Volume 4 - A senha
Volume 5 - Anel da Verdade
Volume 6 - Menina com Menina
Volume 7 - Bonecas de Papel
Volume 8 - Dragões de Quimono 

Extra: Os 10 mais da década de 2000