Superman: Earth One

JM Straczynski e Shane Davis recriam a lenda do Superman para um possível selo da DC Comics chamado genericamente de “Earth One”.

Clark Kent chega em Metropolis e com o complexo da geração X, sem saber o quê fazer da vida, sensibiliza-se com a coragem de uma repórter e um fotógrafo de um diário local que já teve dias melhores.

Começa uma invasão do planeta pelo mesma raça responsável pela destruição de Krypton.

Quase 120 páginas mostrando que Straczynski autor premiado e criador da melhor série de ficção científica de todos os tempos – Babylon 5 – da qual escreveu metade da primeira temporada e os episódios das temporadas 2 a 5 sozinho, perdeu seu rumo.

Incapaz de escrever séries mensais – veja a trajetória com Supreme Power, Thor, Superman e Wonder Woman – o autor foi afastado recentemente dos títulos do homem de aço e da amazona. Uma pena.

Shane Davis não é a melhor escolha e ponto. Novato e sem um estilo expressivo, Davis talvez venha a ser um grande artista. Parece-me aquele feijão-com-arroz-padrão-iniciante-da-Image.

A história não ajuda. Não empolga. Parece apenas mais uma história de invasão em larga escala. Já li meia dúzia só neste ano. Se contar todas ultrapassam cinquenta.

O objetivo era apenas a recontagem da origem do Superman para um novo público e formato – álbuns de 120 páginas e não fascículos. Muita gente criticou e disse que não seria economicamente viável para a indústria. Straussiano ajudou a sepultar esta tentativa do mercado americano em aproximar-se do modelo franco-belga que é um álbum por ano com cerca de 48 páginas.

Mas não percamos por completo a esperança. Geoff Johns (Lanterna Verde) e Gary Frank (Superman: Origem Secreta e Supreme Power) estão escrevendo Batman: Earth One.

Superman acabou de ter sua origem recontada em Superman: Origem Secreta (com roteiros de Geoff Johns) e a Warner anuncia que o tom do próximo filme será mais próximo de Superman: Birthright (2003), série que foi escrita para aproximar o universo da série de TV Smallville com a série em quadrinhos.

Se o filme fizer sucesso e gerar interesse a DC poderá lançar as diferentes versões da origem do herói: Homem de Aço (1.986), Birthright (2.003), Origem Secreta (2.009) e Earth One (2.010). Cada um para um público.

Escolha a sua!

Veja as três partes do post "Precisamos de uma nova origem para o homem de aço?" que tratava sobre as questões de múltiplas origens para o personagem (Parte 1, 2 e 3).