Legião dos Super-Heróis: Widening Rifts

Este é o último arco das séries Legion of Super-Heroes volume 4 e Legionnaries, tendo sido publicado nas edições #124-125 da primeira e #81 da segunda em fevereiro-março de 2.000.

Dan Abnett & Andy Lanning constrõem uma boa história, tão tensa quanto o arco Legion of the damned, mas fica claro que tudo é construção de ambiente para uma longa trama da equipe.

Durante a série muitos personagens tem pesadelos com a queda nas mãos do Blight e sentem-se temerosos com o destino da equipe.

Há alguns abandonos: Dreamer e Star Boy deixam a equipe e voltam para Xanthu. Xs promete que seguirá em algumas semanas. Thunder desiste de ser a campeã de Shazam e abandona a Legião.

A trama continua a ser simples dividida em duas frentes. Na primeira a Vice Presidente Winema Wazzo – mãe da Apparition – convence a U.P. que a rede de portais estelares – Stargate Network, no original – foi um facilitador da invasão Blight e não permite a reabertura da rede.

Ato contínuo estabelece a WorkForce de Leland McCauley como agentes oficiais da UP, suspende a Legião – que por regimento está submissa à UP – e faz o impedimento de RJ Brande.

Paralelo a isto o Outpost da equipe percebe uma energia no portão estelar e Brainiac 5.1 vai investigar.

Ações da WorkForce e McCauley transformam a energia em uma brecha que poderá consumir o sistema solar em horas.

Um último esforço da equipe – agindo sem a autoridade da UP – é impedir a destruição provocada por esta brecha, enviando Drake Burroughs (agora Erg-1), Element Lad e Kid Quantum para converter a energia em combustível para uma explosão que poderia lacrá-la.

No Outpost, arrasado por uma onda de energia, a sede é destruída!

Fim da série!