Lanterna Verde: Crepúsculo Esmeralda/Novo Amanhecer

Não posso deixar de comentar a distribuição ao interior da edição encadernada Lanterna Verde: Crepúsculo Esmeralda/Novo Amanhecer, edição que une dois arcos específicos do Lanterna Verde volume 3.

No primeiro arco "Crepúsculo Esmeralda", Hal Jordan, desiludido com a destruição de sua cidade durante os desdobramentos de "A morte do Superman"/"O reino dos Supermen" se corrompe e no caminho destrói a Tropa dos Lanternas Verdes que havia sido reconstruída há poucos meses.

Atualmente é aceito que por ter entrado na bateria central de Oa várias vezes, Jordan teria sido contaminado pelo verme amarelo Paralax.

No segundo arco "Novo Amanhecer", temos o primeiro contato de Kyle Rayner com o anel, com Mongul e com Major Força, responsável por uma das mais emblemáticas mortes dos quadrinhos.

Alguns dizem que Rayner nunca foi tão bom Lanterna Verde quanto Jordan e malham Ron Marz pela mudança. Recentemente Marz deixou claro que foi contratado com este objetivo específico (mudar Jordan e o Lanterna) e se ele não tivesse aceitado outro teria.

De qualquer modo é uma oportunidade de ver uma época. A DC destruia seus personagens criando uma distopia.

Superman havia morrido e voltado. Bruce Wayne estava aleijado e outro pessoa era o Batman. Diana não era mais a Mulher-Maravilha.

Para o bem ou o mal era um universo em crise. Um universo em transformação!

Isto é um produto daquela época.