Nossa última e melhor esperança de vitória: Babylon 5!, Parte 1

Com o lançamento de diversas séries em boxes de DVD’s me questiono quando uma das melhores séries de ficção científica da década de 1.990 será lançada no Brasil, a série Babylon 5 (1993-1999) criada e produzida por J. Michael Straczynski.

Babylon 5 é uma série de TV que ficou famosa por ter arcos fechados de tramas que fazem parte de uma macro história que conta o futuro da raça humana e seu contato com raças alienígenas.

Criada por J. Michael Straczynski, a série surgiu no filme para TV Babylon 5: The gathering exibido em 1993, e a partir de 1994 teve 5 temporadas de 22 episódios anuais. Entre 1998 e 2002 foram produzidos mais quatro filmes para TV e já foi lançado o primeiro episódio de uma nova série direta para o mercado consumidor, que pelo jeito não logrou êxito – apesar de ser o item mais vendido do site Amazon.com durante duas semanas do mês do lançamento.

O universo Babylon 5
A grande diferença de B5 em relação à outras séries de ficção-científica na TV, em especial Jornadas nas Estrelas, é que há um início, um meio e um fim para as tramas desenvolvidas, mesmo que o “Universo Babylon 5” continue.

Não se pode deixar de comentar a semelhança entre “Babylon 5” e “Star Trek: Deep Space 9”. Os primeiros rascunhos de Straczynski datam de 1983 e quando ele se tornou escritor e produtor de TV, apresentou a idéia para diversas redes e estúdios, entre as quais a Paramount, dona da franquia “Star Trek”, que decidiu não ter duas franquias concorrentes, dispensando então Straczynski, mas alguém reteve algo e criou DS9, que tem seus méritos próprios. Curiosamente Straczynski sempre aparece como um dos nomes para resgatar a franquia Star Trek bastante sofrida nestes últimos anos.

Babylon 5 conta o dia-a-dia de uma estação comercial e diplomática em espaço neutro, onde embaixadores de grandes civilizações podem negociar. A Terra é representada pelo comandante da estação, um cargo militar que obedece a uma hierarquia de comando.

Diferente de outras séries de ficção, Babylon 5 tinha uma história a ser contada que já estava rascunhada desde o projeto inicial. Houve alterações positivas como a mudança do comandante da estação no início da segunda temporada e negativas como o acréscimo de uma quinta temporada, reconhecidamente inferior às quatro primeiras, mas a história de Babylon 5 tem início, meio e fim. No projeto original os pontos chaves da quinta temporada seriam mostrados em diversos filmes para TV.