Superman: Origem Secreta

Me peguei no último fim de semana separando as edições da série nacional de Batman para ler a passagem de Grant Morrison pela série norte-americana Batman, depois Batman and Robin e agora Batman Incorporated (esta ainda inédita no Brasil). No processo separei e li a simpática série “Superman: Origem Secreta” de Geoff Johns, Gary Frank e Jon Sibal.

É certo que chega ser mórbido o fato que Frank utilizar a referência fotográfica de Christopher Reeve para compor Clark Kent/Superman até mesmo na infância, mas a história não se perde em nenhum momento e tem uma boa lógica: depois de descobrir uma possível origem alienígena, Clark Kent, garoto criado em Smallville, Kansas se afasta das pessoas, encontrando amizades somente na futurística Legião dos Super-Heróis.

Anos depois, já adulto chega à Metropolis, controlada economicamente por Lex Luthor, também natural de Smallville, e como herói cai nas graças da imprensa, em especial do semi-falido jornal Planeta Diário, onde trabalha como repórter.

Johns anula a mãe de Lois – morta anos antes da série – e liga o vilão Metallo ao General Lane, criando também um ambiente para o ódio visível em Novo Krypton. Também liga o vilão Parasita à Lex Luthor e à kryptonita.

É uma aventura bem comum, publicada em seis partes, que funciona bem melhor que a versão de J. M. Straczynski e Shane DavisSuperman: Earth One – ainda que continue a mostrar Kent como um idiota e a trama seja resolvida de forma simples. Os leitores tradicionais da DC Comics irão encontrar elementos que lembram várias continuidades como O homem de aço (a série de John Byrne), Superman – the movie, Smallville e as modificações mais recentes.

Resta saber que importância terá após o reboot de setembro de 2011?