Superman, 10 histórias, 8ª: The Sandman

Em 1992 a edição Superman Special! #01 escrita e desenhada por Walt Simonson trazia na capa dois avisos “kryptonite no more!” e bem abaixo “Doomsday is coming!”, deixando claro o destino do herói em poucos meses.

A edição, inédita no Brasil até hoje, trouxe uma releitura da Sandman Saga, conhecida por aqui como “A saga da criatura de areia” onde, após um acidente o homem de aço se depara com uma criatura de areia de origem desconhecida, que a cada oportunidade de encontro, suga-lhe parte dos poderes.

Simonson bebe na fonte da história original e faz uma aventura que homenageia elementos do momento cronológico da primeira versão como Jimmy Olsen, Projeto Cadmus e Legião Jovem, mas que não foram utilizados e em seguida simplifica a história, dando espaço para a ação do empresário Lex Luthor, que na história original estava “de molho” quando daquele processo de reformulação.
Basicamente a trama trata de um experimento em uma subsidiária de Luthor que destrói a kryptonita existente no mundo. O herói é atingido por uma onda de energia e dos escombros surge um homem de areia, que passa a sugar as energias do herói kryptoniano.

Ao perceber o padrão, Luthor tenta se apropriar da criatura para usá-la em seus enfrentamentos com o Superman.

Certamente não é uma história original, já que explicitamente referencia a história de O'Neil & “Swanderson”, mas Simonson sabe impor um ritmo e terminar a trama em apenas 48 páginas, algo que talvez tenha faltado na saga dos anos 1970: a brevidade.

Curiosamente a edição não vem com o escudo na capa. Naquela época a DC Comics já utilizava um escudo nas capas das séries do homem de aço, para deixar claro ao leitor a posição da edição na cronologia anual do Superman. Esta edição especial não utiliza este recurso, podendo ser encaixada em qualquer momento de 1992. Porém várias assinaturas do artista deixam claro que se produziu a série em março e propagandas internas anunciam um filme, Pet Cemetary 2, com lançamento previsto para agosto. Deixando claro que foi lançada em algum momento entre abril e agosto de 1992.

Indicado para curiosos e fãs de Walt Simonson.