Rotas de colisão

No terceiro arco do quinto volume da série do Capitão América temos na verdade mais um interlúdio, mais uma preparação de terreno, porém com muita ação, diferente especialmente de Brian Michael Bendis, que sempre está preparando terreno mas tem pouca ação.

Aqui Nick Fury já havia desertado em função de Guerra Secreta e já tinha reiniciado a série dos Vingadores, agora com o título “Novos Vingadores”. Maria Hill é a nova Diretora da SHIELD.

O arco se passa seis meses depois de Soldado Invernal e tem apenas três partes. Na primeira (edição # 15) há a tentativa bem sucedida de Ossos Cruzados desprogramar a Pecado – filha do Caveira Vermelha.

Ele a tortura para fazer ressurgir a personalidade original e temos a história da moça revisitada. Não há diferenças visíveis da primeira vez que foi narrada ainda na época da Abril Jovem.

Nas edições 16 e 17, onde há realmente tem um arco chamado “Rotas de colisão” em duas partes, temos Steve e Sharon em uma pequena cidade cuja economia é mantida pelas pesquisas da IMA (Idéias Mecânicas Avançadas, uma organização terrorista envolvida com alta tecnologia, responsável por Modok e famosa por usar uma versão amarela da roupa de apicultor).

Eles vão rastrear pistas de Ossos Cruzados & Pecado – que agora se assemelham à Bonnie & Clyde, roubando e matando – e ao mesmo tempo encontrar uma pista de Bucky, que teria encontrado o laboratório e destruido-o.

Agora o casal tomou posse de um laboratório da IMA e os agentes da organização temem o uso que farão do local – o quê é lógico, a maior parte dos agentes da IMA não são agentes de campos, mas pesquisadores, cientistas.

Steve e Sharon, levemente embriagados e felizes com a possibilidade de Bucky estar vivo transam.

Ao final Capitão suspeita que foi Nick Fury que manipulou Bucky para o jovem ir para aquela cidade. Mesmo renegado, o general agente continua pondo suas manguinhas de fora.

Por Ed Brubaker e Mike Norton & Mike Perkins.


Captain America – Volume 5

1 – #01-07 – Tempo Esgotado
2 – #08-14 – O Soldado Invernal
3 – #15-17 – Rotas de Colisão
4 – #18-21 – A blitz do século vinte e um
5 – #22-24 – Os tambores de guerra
Guerra Civil
6 – #25-30 – A morte de um sonho, ato 1
7 – #31-36 – A morte de um sonho, ato 2
8 – #37-42 – A morte de um sonho, ato 3: o homem que comprou a América
9 – #43-45 – Flecha do tempo
10 - #46-48 – Velhos amigos e inimigos
11 - #49 – A filha do tempo
#50 – Dias que se foram

Capitão América, retorno à numeração do primeiro volume
# 600 – Comemorativa de 600 números!
1 – # 601 - ??? – Sangue vermelho, branco & azul