A morte de um sonho, ato 1

Publicado originalmente em Captain America v5 # 25-30, este arco tem seis partes escritas por Ed Brubacker e com arte de Steve Epting e Mike Perkins, que fazem lápis e finais.

Cronologicamente é um epílogo de Guerra Civil e parte do evento “A iniciativa” – que se refere às várias organizações criadas por Tony Stark chamadas de “A iniciativa dos 50 estados”, na verdade, a policia registrada razão da Guerra Civil.

É difícil falar deste arco por que ele é muito bom e continua a trajetória de excelência do Ed Brubaker na série, mas lendo em continuidade parece o início de uma certa canseira: o Caveira Vermelha tinha um plano muito elaborado e muito bem planejado e até ao final deste arco (a edição 30) não há uma amostra real do quê se trata. Sabe-se apenas que envolve o Cap e seus auxiliares.

Então nada desde o início da série foi um golpe de sorte e tudo foi calculado com anos de antecedência! Aterrador demais para ser verdade e por isto mesmo começa a soar implausível!

O arco começa com a revisão da trajetória de Steve Rogers, o Capitão América, e com a divisão da população sobre sua responsabilidade na Guerra Civil. Alguns o apóiam, outros não.

A caminho do julgamento o herói é alvejado na escadaria do Tribunal. Enquanto as câmeras e seguranças procuram o franco-atirador, Sharon Carter, a agente 13, sob domínio hipnótico, aproxima-se do herói e atira a queima roupa na altura do abdômen, sendo este tiro o verdadeiro responsável pela morte do herói.

O franco-atirador é Ossos Cruzados, que é capturado por Falcão e Bucky e levado sob custódia pela SHIELD.

Após uma edição que mostra o luto da comunidade dos heróis em especial do trio Sharon Carter, Falcão (Sam Wilson, amigo de longa data do Cap) e Bucky, este último decide resgatar o verdadeiro escudo das mãos de Tony Stark, agora diretor da SHIELD, que usa a Viúva Negra para proteger a peça.

É inserido na cronologia que Natasha e Bucky tiveram um brevíssimo envolvimento. Isto chama-se “retrocontinuidade”, uma palavra criada por Roy Thomas enquanto ainda editava fanzines. Ironicamente Thomas é um dos autores que mais fez retrocontinuidade, visto que séries como “The Invaders” (Marvel) e All-Star Squadron (DC Comics) são completamente retrocontinuistas.

Sutilmente Brubaker insere a lembrança de uma senhora contada por seu pai. Bucky, ao ouvir o relato, atribui a história aos muitos relatos de soldados em guerra, inexatos ou mentirosos. Num universo onde viagens no tempo são tão comuns, isto é apenas uma história ainda não narrada.

Várias coisas estão acontecendo.

O cadáver de Steve aparenta ter envelhecido radicalmente. Sharon pede demissão da SHIELD.

O Caveira recebe um dispositivo de Dr. Doom que é analisado por Arnin Zola e Dr. Fausto. Os diálogos sugerem que seja um dispositivo que tenha relação com manipulação temporal, mas tudo fica em aberto de modo que o escritor possa mudar se desejar.

Um agente da SHIELD solicita à Stark autorização para ser um novo Capitão América. Tony nega, re-afirmando como disse em uma coletiva de imprensa que não haverá um novo Capitão.

Sharon percebe seu papel de assassina na trama e descobre-se grávida! Ao longo das histórias, em vários momento ela está em vias de suicidar-se!

Stark pede à Charles Xavier para buscar informações no cérebro de Ossos Cruzados, mas o maior telepata da Terra, capaz de impedir uma invasão alienígena e deter temporariamente a Fênix Negra, não consegue romper com os bloqueios e lavagens criados por Fausto!

Bucky não compreende a relação Lukin-Caveira Vermelha, e ao ameaçar o ex-general é capturado por Ossos Cruzados (que foi libertado por Pecado e o novo Esquadrão Serpente). Aprisionado, Bucky será alvo de novos implantes mentais de Dr. Fausto.

Stark, após receber uma carta de Steve Rogers (!) e re-assistindo o vídeo do assassinato descobre que Sharon alvejou o Cap e envia Viúva e Falcão para contê-la. O diretor também faz a conexão com o psiquiatra da instituição e descobre a verdade sobre o traidor.


Captain America – Volume 5

1 – #01-07 – Tempo Esgotado
2 – #08-14 – O Soldado Invernal
3 – #15-17 – Rotas de Colisão
4 – #18-21 – A blitz do século vinte e um
5 – #22-24 – Os tambores de guerra
Guerra Civil
6 – #25-30 – A morte de um sonho, ato 1
7 – #31-36 – A morte de um sonho, ato 2
8 – #37-42 – A morte de um sonho, ato 3: o homem que comprou a América
9 – #43-45 – Flecha do tempo
10 - #46-48 – Velhos amigos e inimigos
11 - #49 – A filha do tempo
#50 – Dias que se foram

Capitão América, retorno à numeração do primeiro volume
# 600 – Comemorativa de 600 números!
1 – # 601 - ??? – Sangue vermelho, branco & azul