Pular para o conteúdo principal

A morte de um sonho, ato 2


Finalmente em Captain America volume 5 #31-36 vislumbramos uma das reais intenções do Caveira Vermelha.

Ao longo de todos os trinta primeiros números da série o Caveira Vermelha criou uma série de subterfúgios para esconder seus planos. Como bom escritor, Brubaker manipulou o leitor que via as informações mas não se dava conta de como o autor iria utilizar os fatos.

Caveira Vermelha, um soldado nazista, dominou a mente de um ex-general russo, Aleksander Lukin.

Lukin depois de alguns anos vendendo tecnologia russa criou uma empresa legal chamada Corporação Kronas, da qual ele é o CEO e recentemente usou o poder do Cubo Cósmico para fazer uma série de fusões com empresas menores, tornando a empresa uma referência em tecnologia e finanças.

A Corporação Kronas, conforme já havia sido mostrado em vários momentos tem um poderoso exército particular formado por seus seguranças. A narrativa dá a entender que este exército tem como pessoas chaves dissidentes russos, desiludidos com o destino de seu país, dispostos a restaurar a glória de outrora e que culpam a América. Claro que o Caveira ainda manipula estes sentimentos a seu favor.

O arco abre com uma revisão da história de Bucky, que está passando por um processo de lavagem cerebral nas mãos de Dr Fausto, mas ao longo da trama Falcão e Viúva Negra conseguem resgatá-lo o quê faz o Caveira fingir a morte de Lukin e colocar um outro CEO em seu lugar.

Com a morte de Lukin há uma crise nas bolsas de valores – a companhia tem papel importante na produção e comercialização de petróleo – que só piora quando a empresa cobra moratória sobre empréstimos para aquisição de residência (uma referência nada sutil à verdadeira crise financeira que abalou o mundo naquele período).

Insatisfeitos a população civil inicia uma série de manifestos. Agentes da SHIELD que haviam sofrido processos de manipulação mental nas mãos de Fausto, atiram nos manifestantes e matam doze pessoas! Cria-se uma grave crise interna onde o papel da SHIELD e de Stark é questionado e um senador autoriza a contratação de uma empresa terceirizada para fazer a segurança interna.

Resgatado por Natasha e Sam, Bucky vai ao porta-aviões aéreo da SHIELD onde finalmente enfrentar Anthonny Stark – o Homem de Ferro – a quem culpa pela perda do amigo. Mesmo com todo o avanço tecnológico de Stark e sua armadura, a luta termina em empate com uma clara vantagem para Bucky.

Stark consegue fazer Bucky ler a carta de Steve e o segundo sidekick dos quadrinhos aceita assumir o manto (levemente modificado) de seu mentor. Surge um novo Capitão América com uma porção do uniforme em negro e que usa também armas.

Bucky/Capitão aceita trabalhar para a SHIELD/Stark desde que não responda diretamente ao Diretor da Agência e começa uma colaboração com Natasha Romanoff – a Viúva Negra – atacando a IMA e a IRAD – uma dissidência da IMA com planos de destruição em massa, vista desde o início do ciclo.

Natasha deixa claro que se recorda do envolvimento que ambos tiveram no passado e dá esperanças de uma possibilidade de se reatar.

Ao longo da série Sharon, prisioneira do Caveira, colabora com Fausto, é investigada por Arnin Zola (que descobre a gravidez), auxilia de modo dúbio na liberação de Bucky, flagela-se pelo seu papel no assassinato de seu amado e finalmente descobre um corpo numa câmara. O corpo tem a fisionomia de Steve Rogers!

Com texto de Ed Brubaker e arte de Steve Epting, Mike Perkins e estréia de Butch Guice (Novos Mutantes, The Adventures of Superman, Birds of Prey, Rose) fazendo lápis e finais em alguns fill ins, a série chega ao seu auge neste arco.


Captain America – Volume 5

1 – #01-07 – Tempo Esgotado
2 – #08-14 – O Soldado Invernal
3 – #15-17 – Rotas de Colisão
4 – #18-21 – A blitz do século vinte e um
5 – #22-24 – Os tambores de guerra
Guerra Civil
6 – #25-30 – A morte de um sonho, ato 1
7 – #31-36 – A morte de um sonho, ato 2
8 – #37-42 – A morte de um sonho, ato 3: o homem que comprou a América
9 – #43-45 – Flecha do tempo
10 - #46-48 – Velhos amigos e inimigos
11 - #49 – A filha do tempo
#50 – Dias que se foram

Capitão América, retorno à numeração do primeiro volume
# 600 – Comemorativa de 600 números!
1 – # 601 - ??? – Sangue vermelho, branco & azul

Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…