A morte de um sonho, ato 2


Finalmente em Captain America volume 5 #31-36 vislumbramos uma das reais intenções do Caveira Vermelha.

Ao longo de todos os trinta primeiros números da série o Caveira Vermelha criou uma série de subterfúgios para esconder seus planos. Como bom escritor, Brubaker manipulou o leitor que via as informações mas não se dava conta de como o autor iria utilizar os fatos.

Caveira Vermelha, um soldado nazista, dominou a mente de um ex-general russo, Aleksander Lukin.

Lukin depois de alguns anos vendendo tecnologia russa criou uma empresa legal chamada Corporação Kronas, da qual ele é o CEO e recentemente usou o poder do Cubo Cósmico para fazer uma série de fusões com empresas menores, tornando a empresa uma referência em tecnologia e finanças.

A Corporação Kronas, conforme já havia sido mostrado em vários momentos tem um poderoso exército particular formado por seus seguranças. A narrativa dá a entender que este exército tem como pessoas chaves dissidentes russos, desiludidos com o destino de seu país, dispostos a restaurar a glória de outrora e que culpam a América. Claro que o Caveira ainda manipula estes sentimentos a seu favor.

O arco abre com uma revisão da história de Bucky, que está passando por um processo de lavagem cerebral nas mãos de Dr Fausto, mas ao longo da trama Falcão e Viúva Negra conseguem resgatá-lo o quê faz o Caveira fingir a morte de Lukin e colocar um outro CEO em seu lugar.

Com a morte de Lukin há uma crise nas bolsas de valores – a companhia tem papel importante na produção e comercialização de petróleo – que só piora quando a empresa cobra moratória sobre empréstimos para aquisição de residência (uma referência nada sutil à verdadeira crise financeira que abalou o mundo naquele período).

Insatisfeitos a população civil inicia uma série de manifestos. Agentes da SHIELD que haviam sofrido processos de manipulação mental nas mãos de Fausto, atiram nos manifestantes e matam doze pessoas! Cria-se uma grave crise interna onde o papel da SHIELD e de Stark é questionado e um senador autoriza a contratação de uma empresa terceirizada para fazer a segurança interna.

Resgatado por Natasha e Sam, Bucky vai ao porta-aviões aéreo da SHIELD onde finalmente enfrentar Anthonny Stark – o Homem de Ferro – a quem culpa pela perda do amigo. Mesmo com todo o avanço tecnológico de Stark e sua armadura, a luta termina em empate com uma clara vantagem para Bucky.

Stark consegue fazer Bucky ler a carta de Steve e o segundo sidekick dos quadrinhos aceita assumir o manto (levemente modificado) de seu mentor. Surge um novo Capitão América com uma porção do uniforme em negro e que usa também armas.

Bucky/Capitão aceita trabalhar para a SHIELD/Stark desde que não responda diretamente ao Diretor da Agência e começa uma colaboração com Natasha Romanoff – a Viúva Negra – atacando a IMA e a IRAD – uma dissidência da IMA com planos de destruição em massa, vista desde o início do ciclo.

Natasha deixa claro que se recorda do envolvimento que ambos tiveram no passado e dá esperanças de uma possibilidade de se reatar.

Ao longo da série Sharon, prisioneira do Caveira, colabora com Fausto, é investigada por Arnin Zola (que descobre a gravidez), auxilia de modo dúbio na liberação de Bucky, flagela-se pelo seu papel no assassinato de seu amado e finalmente descobre um corpo numa câmara. O corpo tem a fisionomia de Steve Rogers!

Com texto de Ed Brubaker e arte de Steve Epting, Mike Perkins e estréia de Butch Guice (Novos Mutantes, The Adventures of Superman, Birds of Prey, Rose) fazendo lápis e finais em alguns fill ins, a série chega ao seu auge neste arco.


Captain America – Volume 5

1 – #01-07 – Tempo Esgotado
2 – #08-14 – O Soldado Invernal
3 – #15-17 – Rotas de Colisão
4 – #18-21 – A blitz do século vinte e um
5 – #22-24 – Os tambores de guerra
Guerra Civil
6 – #25-30 – A morte de um sonho, ato 1
7 – #31-36 – A morte de um sonho, ato 2
8 – #37-42 – A morte de um sonho, ato 3: o homem que comprou a América
9 – #43-45 – Flecha do tempo
10 - #46-48 – Velhos amigos e inimigos
11 - #49 – A filha do tempo
#50 – Dias que se foram

Capitão América, retorno à numeração do primeiro volume
# 600 – Comemorativa de 600 números!
1 – # 601 - ??? – Sangue vermelho, branco & azul