O ùltimo anel, uma outra visão sobre a Guerra do Anel

Este livro é inédito no Brasil, mas vale a pena dividir o conhecimento com meus leitores. A fonte da informação é o blog Para mais tarde recordar.

"
O Último Anel
de Kiril Yeskov
Saída de Emergência 2007

Gosto destes livros em que se mostra o outro lado do espelho. Neste livro, ao contrário da obra de Tolkien, não existe preto nem branco, tudo é muito cinzento. O bem e o mal andam de mão dada e os protagonistas normalmente assumem os papéis que outros escolhem por eles, a guerra do Anel com cheirinho a guerra fria. Serei sempre um fã de Tolkien mas não fiquei sentido por esta liberdade literária.

A Guerra do Anel terminou. Com mentiras e traições, os bárbaros supersticiosos da Aliança do Ocidente, ajudados por feiticeiros com intenções sinistras, conseguiram derrotar o povo orc, amante da paz, do progresso e das ciências. E agora começa a carnificina: aos vencidos aguarda-os o amargo regresso a casa, perseguidos por patrulhas de elfos que os querem eliminar. Falsamente acusados de canibalismo e crueldade, todas as desculpas são válidas para exterminar um orc, seja ele macho, fêmea ou até uma criança. Mas das cinzas da catástrofe pode extrair-se um resquício de esperança. Se a missão incumbida aos nossos protagonistas tiver êxito, talvez o sacrifício dos orcs não tenha sido em vão.


Kiril Yeskov mostra-nos o lado dos perdedores do mais famoso universo de fantasia, numa história brilhante, surpreendente e divertida, que já é um êxito internacional.


Yeskov recorre ao relato de um orc veterano logo após a derrota do seu exército perante a aliança de elfos e humanos. E conta-nos o outro lado da Guerra do Anel. É uma versão diferente porque se a História é escrita pelos vencedores, então quer dizer que há outra versão... a verdadeira História.

Kiril Yeskov nasceu na Rússia em 1956. É licenciado em Biologia pela Universidade de Moscovo e trabalha como investigador no Instituto de Paleontologia da Academia Russa de Ciências. É autor de quase uma centena de artigos e monografias sobre biogeografia histórica. Tendo participado em mais de trinta expedições zoológicas e geológicas à Sibéria, Ásia Central e Mongólia, considera que a sua experiência de contar histórias à volta de uma fogueira é provavelmente o fermento da sua actividade literária. Recebeu vários prémios no campo da literatura fantástica e a sua obra já se encontra publicada na Rússia, Polónia, Ucrânia, Bulgária, Israel, República Checa, Espanha e Portugal.

Crítica

    É um conhecido aforismo dizer­-se que são os vencedores quem escreve a História. O que levanta sempre a questão de saber que outras histórias existem por de­trás da versão dos vencedores. Kiril Yeskov, autor russo traduzido pela primeira vez entre nós, explo­ra com entusiasmo a versão Ore dos acontecimentos imortalizados na trilogia "O Senhor dos Anéis".

    A ideia, em si, não é nova, mas o li­vro, de 1999, antecipa em dois anos a célebre noveleta "Senator Bilbo", de Andy Duncan, cuja leitura seria um complemento ideal para este subversivo anel. Se Duncan nos narrava as negras consequências que advinham da vitória das "for­ças do bem" sobre Sauron, Yeskov obriga o leitor a identificar-se com Tserleg, um comandante Orc derrotado, dando-nos a conhecer uma perspectiva completamente inovadora e inesperada sobre a sua civilização (eminentemente pacífica e amante das artes e das ci­ências) e do pérfido ataque de que foram alvo por parte da maligna Aliança do Ocidente.

    Yeskov, autor com formação cien­tífica na área da paleontologia, põe os seus conhecimentos ao serviço de um "world building" digno do "Dune", de Frank Her­bert, um palco apropriadamente credível para uma narrativa ao mesmo tempo curiosa e empol­gante. E desde logo que é mais fácil simpatizar com os Orcs de Yeskov do que com Bilbo e os seus amigos.

    por João Seixas


"

Não há planos divulgados de publicação do livro no Brasil. Talvez com o hype em torno de O hobbitt, teremos alguma chance.