JSA/JSA

Entre JSA # 68-72 (fevereiro a junho de 2.005) aconteceu o arco JSA/JSA onde Per Degaton, um vilão constante da equipe, na verdade, um assistente de laboratório que rouba uma pesquisa de viagem do tempo, mas transformado por Geoff Johns em algo com mais profundidade, ao ponto de aparentar ter algum gênio científico verdadeiro, altera novamente o passado fazendo com a quê após ao comparecimento no Comitê de Atividades Anti-Americanas a equipe não tenha se reorganizado quando a Liga da Justiça surgiu – nem eventualmente agido secretamente nos anos 1.950.


Ciente das modificações introduzidas por Degaton, Rip Hunter, o mestre do tempo da DC Comics, convida alguns membros da equipe no presente, antes da mudança que possivelmente poderá apagá-los da existência, para viajarem até poucos dias após 13 de outubro de 1.951 (dia que a equipe depôs no Comitê) para reunir novamente a equipe, dando espaço para sub-tramas com o primeiro Sr. Incrível – a trama envolvendo a Roleta, sua sobrinha -, preconceitos raciais (a viagem do atual Sr Incrível para encontrar o original, que se depara com os limites do racismo e a Ku Klux Klan), a loucura do Starman (que passou nos anos 1.950 em uma instituição de saúde mental) e lições de valorização do ego de Johnny Trovoada e Átomo (este iria colaborar com os fascistas americanos).



O arco também introduz rapidamente a Starwoman uma versão adulta de Patrícia, irmã da Sideral. Anos atrás o arco Caçada ao Extemporâneo foi narrado por uma versão adulta de Courtney, já casada com o Esmaga Átomo. Não há condições para afirmar que as duas versões sejam da mesma linha temporal.

Na conclusão depois que as versões futuras resgatam seus pares do passado e reúnem a equipe, as duas formações da Sociedade da Justiça enfrentam Per Degaton que deseja matar o presidente Truman em 30 de outubro de 1.951. Empolgante!

Com roteiros de Geoff Johns, lápis de Don Kramer e finais de Keith Champagne, durante este período ocorre o convite da “Sociedade” à Adão Negro. Esta “Sociedade” é uma versão século XXI da equipe Sociedade Secreta dos Super-Vilões, uma organização que une os vilões da editora. Adão decepcionado por ter sido excluído da Sociedade da Justiça decide ingressar nesta nova “sociedade”.

As aventuras desta Sociedade podem ser vistas em “Vilões unidos”, uma das série que receberam a alcunha de “Contagem Regressiva para a Crise Infinita”. A ação mais marcante de Adão Negro junto à Sociedade e fora da linha narrativa das aventuras da SJA é um ataque ao Superman. Excetuando teve evento as histórias e motivações de Teth Adam podem ser encontradas nos arcos de JSA e na série “Vilões unidos”. Caso você tenha curiosidade sobre o personagem temos o recente DC Showcase Superman Shazam!: O retorno de Adão Negro (aqui) e um episódio da série Batman: The brave and the bold.

Também é a partir deste arco que o artista Alex Ross começa a fazer capas para a série e o que se intensificaria e se tornaria uma frutífera parceria positiva no terceiro volume de Justice Society of America, em especial no longo arco O reino do amanhã (não confundir com a famosa série homônima também pintada por Ross).

Ao resgatar os heróis no passado, depois da derrota de Degaton, Rip diz que há um nó temporal em 1.985 – o evento Crise nas Infinitas Terras – e Poderosa passa por uma “experiência” durante a viagem no tempo.

Era a DC Comics se preparando para o evento Crise Infinita (2.005), que entre outros coisas comemorou os 20 anos da primeira “grande” Crise e tornou um história intermediária para a Crise Final.

Veja aqui a listagem de todos os arcos da série JSA.








Tecnologia do Blogger.