Open top menu
quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O terceiro episódio da série de TV The Walking Dead, baseada na revista em quadrinhos homônima publicada nos EUA pela editora Image Comics e traduzida em forma de encadernados no Brasil pela HqManiacs Editora, mostra o encontro entre Rick Grimmes e sua família e as consequências de ter deixado o encrenqueiro Merle Dixon para trás.

A consequência direta para o grupo é a situação criada com o irmão de Merle, que obriga a criação de um grupo de resgate, e a indireta é que o sujeito está vivo e em vias de fugir do local onde ficou aprisionado. Ao menos neste episódio eles não se encontram.

Cria-se então, na série, a figura do vilão ou da pessoa que persegue com o intuito de vingança. Nos quadrinhos chegou a existir alguém com as mesma motivações, mas bem à diante da cronologia, pela altura do terceiro ano da série.

A humanidade reduzida à testosterona

A culpa parece conduzir os personagens.

Rick se culpa do destino de Merle e aceita levar o Daryl Dixon para resgatá-lo. A esposa de Rick, Lori, se culpa do relacionamento com Shane, que termina de maneira abrupta com a chegada de Rick, exatamente quando o amigo já estava treinando o discurso de caça entre “pai e filho” com Carl. Shane se culpa de ter mentido para Lori - “Rick está morto.” - para levá-la para a cama.

Em determinado momento um “errante”, a maneira como os sobreviventes denominam os “walking dead”, aproxima-se do acampamento e os machos fazem um círculo para matá-lo. Nota-se claramente uma respiração ofegante de Andrea naquele festival de testosterona. Ali ela estava escolhendo aquele que a protegeria e que iria receber suas graças.

Momentos depois uma discussão sobre papéis – quem deveria lavar roupa e quem deveria fazer o quê – mostra como é frágil a humanidade. Ed, marido violento e opressor de Carol, ameaça as mulheres que realizam a limpeza e não quer que sua esposa seja influenciada por Andrea – na sua descrição preconceituosa alguém ameaçador por ter tido contato com o ensino e com idéias mais arrojadas sobre o papel feminino.

Para azar de Ed, sua discussão tem lugar exatamente quando Lori está dizendo algumas verdades à Shane sobre ter-lhe enganado. Irritado, Shane espanca Ed numa explosão de violência – uma das poucas cenas mal montadas da série até o momento – e avisa-o sobre manter-se correto em relação à esposa e filha.

Indiretamente lembra a série Battlestar Galactica, onde a civilização acabou e os quarenta mil sobreviventes ainda tem tempo para discutir entre si e reduzir ainda mais o número de sobreviventes.

É sempre bom lembrar que o imbróglio com os irmãos Dixon e o retorno à Atlanta para o resgate e reaver as armas é uma criação exclusiva da série de TV, sem equivalente direto nos quadrinhos.




















Different Themes
Written by Lovely

Aenean quis feugiat elit. Quisque ultricies sollicitudin ante ut venenatis. Nulla dapibus placerat faucibus. Aenean quis leo non neque ultrices scelerisque. Nullam nec vulputate velit. Etiam fermentum turpis at magna tristique interdum.

4 comentários:

  1. Realmente a inserção dos irmãos Dixon foi uma bela sacada. Fico feliz por estas inclusões estarem fazendo bem à história. De certa forma, é bom para o leitor da hq, que já começa a esperar coisas diferentes do que leu na revista, e isso evita aquele pensamento de "hmmm, vamos ver como eles traduziram essa cena aqui pra tela" a todo momento, substituindo por um "puxa, que legal isso que eles inseriram, bem que poderia ter na hq". Gostando bastante!

    ResponderExcluir
  2. Zé,

    Concordo contigo. A série segue um caminho semelhante aos quadrinhos, mas acrescentando algo para a narrativa não ficar viciada.

    Note que Rick apresentou um tremor na mão - justificando no futuro o destino dela - e o fato de Dixon perdê-la, pode inserir uma culpa que culminará na perda de sua própria mão ou ainda pode retornar o personagem como vilão em temporadas futuras para tirar-lhe a mão.

    ResponderExcluir
  3. Não tô ligado nesse lance da mão do Rick :( Ops, olha o spoiler hehe.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bem que vc poderia colocar o link pra download, né meu amigo Jamerson. rsrsrs

    ResponderExcluir