Heartbreak Soup (Crônicas de Palomar)

A edição da Editora Record
Criada por Gilbert Hernandez e publicada na série Love & Rockets junto com material de seu irmão Jaime Hernandez, Heartbreak Soup (Sopa de pesares ou Sopa para corações partidos, uma referência à uma sopa feita por uma personagem para que seu coração “endureça” e fique mais resistente às paixões), certamente salta aos olhos por narrar com qualidade pouca vezes vista nos quadrinhos o dia-a-dia de uma pequena cidade da América Central chamada Palomar e seus habitantes, suas ilusões, suas paixões, seus medos e qualidades.

Beirando o surreal, o provinciano e o cosmopolita, e com um “quê” de Gabriel Garcia Márquez (em especial Cem anos de solidão) e Gilberto Amado (na fase de romance de costumes em especial Dona Flor e seus dois maridos), Heartbreak Soup irá agradar e surpreender.

Na primeira história foi publicada no Brasil em Love & Rockets # 1 e 2 (Editora Record, 1991) e é lá que conhecemos Palomar e somos apresentados à Chelo, uma mulher que ganha a vida dando banhos nos habitantes da cidade e que anteriormente foi parteira, ajudando no parto de vários dos atuais adolescentes.

Em especial dois chamam a atenção de Chelo: Manuel, um perfeito boa-pinta e Don Juan, e Soledad, o “gordinho inteligente” que vivia uma paixão platônica por Pipo, uma linda moça. Conhecemos Tipin’Tipin que está em profunda depressão com ter sido rejeitado por uma de suas amadas (todas platônicas) e é acolhido durante alguns dias na casa de Pipo pela irmã mais jovem da moça Carmen.

Pipo finalmente consegue atrair a atenção de Manuel (e este por sua vez, o ódio de Gato, um eterno apaixonado por Pipo) até que descobre que a atenção do rapaz é mais física. Entre outros personagens temos Luba, uma nova banhista que chega em Palomar e inicialmente desperta ciúmes de Chelo; o delegado ineficiente; Heráclio um dos adolescentes que vê fantasmas, entre outros tipos tipicamente latino-americanos.

Este personagens e outros tantos somados pelo texto eficiente de Beto Hernandez produz uma das mais interessantes graphic novels dos quadrinhos (20 páginas em cada edição) e o retrato eficiente dos costumes de um povo.

Se você gostou de Cem anos de solidão irá gostar de Crônicas de Palomar.