Vingança Negra

Escrito por Geoff Johns, com arte de Don Kramer (#73 e 75) e Leonard Kirk (#74) e arte adicional na edição #75 de Leonard Kirk e Stephen Sadowski, com finais de Keith Champagne com a ajuda de Michael Bair na edição 75, Vingança Negra não é um arco para neófitos. É, na verdade, a conclusão de tudo que vinha sendo feito na série até o momento e tinha ligações com Dia da Vingança e Vilões Unidos, duas séries que receberam a alcunha de eventos que precediam a Crise Infinita.

Sintetizando muito a coisa, já que vou voltar aos eventos no futuro, em Vilões Unidos os criminosos do Universo DC, a exemplo do que já aconteceu no passado, voltaram a unir-se para fazer frente aos heróis. A união, é claro, terminou mal devido às agendas próprias de cada vilão. Em Dia da Vingança, Espectro novamente sem um vínculo humano, decide atacar todos os personagens de magia da editora.


Vingança Negra transcorreu em JSA #73-75 (esta última, uma edição dupla) e começa com a votação pelo retorno do Esmaga Átomo à equipe. Meses antes, ele havia abandonado por simpatia à Adão Negro e durante este período cometeu homicídio. Para Albert Rothstein, o Esmaga Átomo, é muito importante a aprovação dos colegas de seu padrinho o Átomo original – e não faça como a Panini que frequentemente come pança na tradução, já que o segundo personagem chamado Atom da DC Comics foi traduzido no Brasil como Elektron; e por isso, constantemente a editora-tradutora chama o “Átomo” de “Elektron” observe em Vingança Negra e em Reino Sombrio.

Albert sonha em novamente ter a aprovação daquelas pessoas e pagar pelos seus erros.


Adão Negro retorna rapidamente aos EUA pouco antes do resultado misterioso e leva o herói de volta à Kandaq para ajudá-lo a enfrentar o Espectro.

Espectro, influenciado por Jean Loring, atualmente a Eclipso do Universo DC – para mais detalhes sobre Jean Loring veja Crise de Identidade, e não diga que não avisei que era um arco cheio de ligações -, ataca a Vingadora Escarlate, Sr. Destino & Fúria e o país de Teth Adam. Note que Fúria, ao ser atacada está lendo “Endless Dreams”, uma referência sutil à série Sandman, ao qual indiretamente ambos estiveram envolvidos.


O mago Shazam em sua Pedra da Eternidade – onde estão aprisionados os setes inimigos mortais do homem e o vilão místico Mordru – convoca Capitão Marvel para atacar auxiliar a equipe. Mal sabe o mago que o Espectro irá atacá-lo na série Dia da Vingança.

Adão leva Albert, a quem considera um amigo, mas não calcula que a SJA irá atrás do rapaz, algo que não demora a acontecer e que faz com que o antigo campeão do mago Shazam enfrente a equipe, o atual campeão – o Capitão Marvel – e a dupla Espectro & Eclipso. Com tantos inimigos, Adão só tem a perder.

Durante a batalha, Jakeem e o Relâmpago são enviados para a 5ª Dimensão (nenhuma relação com a série de TV homônima, que no original chama-se Outer Limits, esta dimensão é a dimensão de origem do duende Sr Mxyzptlk).

Também durante a batalha a Poderosa perde o controle de seus poderes, como resultado das modificações que seriam inseridas na personagem.

Incapaz de realmente fazer frente ao Espectro, Albert aceita ser julgado pelas leis extremistas do espírito da vingança em troca da salvação de Kahndaq.

Após o julgamento, Albert fica às portas da morte e questiona à Courtney o resultado a eleição (ele seria aceito na equipe) e recebe a visita de Per Degaton (que havia jurado visitar o momento da morte de todos os membros da equipe).

Adão Negro vendo o amigo morrer invoca o poder do mago, mesmo sabendo que momentaneamente estaria à mercê dos heróis e através da eletricidade consegue salvar Esmaga Átomo, mas a SJA decide não abrir mão do companheiro e exige levá-lo de volta à América.

Veja aqui outros arcos da série JSA.




Tecnologia do Blogger.