Batman, o bravo e o audacioso

A cada semana eu tenho uma nova surpresa com a série de animação Batman, the brave and the bold, exibida no canal por assinatura Cartoon Network. E a surpresa é sempre boa!

A série é despretensiosa ao máximo. Mostra Batman unido aos personagens da DC Comics, num tom exageradamente cartoon e pueril. Algumas tramas são resolvidas de forma tola e rápida, e os autores optaram por esquecer as possibilidades do uso de Bruce Wayne. Bruce é citado em dois episódios por 40 de até então e os conflitos que cercam o personagem só são aprofundados em um deles, onde Espectro e Vingador Fantasma apostam sobre a inclinação de Wayne sobre o destino do assassino de seus pais.

Não espere da série bobagens como respeito às leis da física. Batman viaja no tempo e entre dimensões com a mesma facilidade que atira o batarangue. Ferimentos, consequências e outras coisas ficam para outras séries.

Ainda assim a série fez boas adaptações para a morte do Besouro Azul e recentemente para o retorno do Flash (Barry Allen), num episódio com participação de Jay Garrick e Wally West, e para o sacrifício da Patrulha do Destino.

A lição de casa
Barry Allen, o segundo e mais famoso Flash, personagem símbolo da Era de Prata, morreu em Crise nas Infinitas Terras (1.985), retornando em Crise Final (2007). A explicação funciona melhor na série cartoon do que nos quadrinhos. Em síntese a história diz que ao correr em uma velocidade muito grande, Barry Allen foi capturado por uma força que alimenta todos os velocistas da DC Comics (são dezenas, acredite). Barry retornou e a DC tem em seu elenco três personagens chamados Flash: Allen, Garrick e West.

Já a Patrulha do Destino foi chantageada por inimigos, que fizeram-na escolher entre sua vida ou de uma pequena cidade. Aceitando sacrificar-se, a equipe foi alvo de uma explosão que vitimou os membros.. hum... mais ou menos.

A adaptação de JM DeMatteis para The brave and the bold é bem feita e termina num momento emocionante.

Nos quadrinhos, sem personagens fortes ao longo dos anos 1.970, 1.980 e 1.990 todos os membros da Patrulha do Destino retornam da morte, desde os altamente prováveis de sobrevivência (Homem Robô) àqueles que não deveriam em hipótese nenhuma ter sobrevivido à uma explosão, como o Chefe.

Mas continue se divertindo com Batman, o brave e o audacioso e terá boas surpresas.