Fringe, final da segunda temporada

Com grandes produtores a série Fringe não consegue sair do mesmismo de séries de ficção-científica que envolvem mistério. A toda semana enfrentam o inexplicável, tem uma ou várias organizações controlando tudo isso de uma maneira especial.

A trama geral de Fringe é sobre um cientista mentalmente instável que se reaproxima de seu filho, após ele e o garoto serem recrutados para trabalharem numa divisão do FBI chamada Fringe que cuida da ciência da “borda” (alguém leu "Arquivo X"?).

Naquele momento haviam iniciado alguns ataques terroristas, orientados por um manifesto chamado ZFT e na primeira temporada há a possibilidade de um dos agentes do FBI estar vendendo informações para os terroristas e também envolvido com uma empresa de alta tecnologia chamada Massive Dinamics.

A Massive Dinamics foi fundada por William Bell, colega de Walter Bishop (o cientista louco), e atualmente Bell está desaparecido. A dirigente da Massive Dinamics sabe das experiências de Bishop e Bell no passado e tem um affair com o agente do FBI responsável pela divisão Fringe, além disso esconde informações e é, no mínimo, moralmente questionável.

Para temperar isto tudo, Bell e Bishop fizeram experiências com drogas e crianças, que modo a prepararem guerreiros para uma futura invasão interdimensional.

* * *


Ao final da segunda temporada, Peter Bishop descobre sua natureza especial: ele veio de uma Terra alternativa. Walter, seu pai, não conseguiu salvar o Peter desta realidade e foi para outra dimensão resgatando o Peter daquela, que também estava doente.

Ao descobrir isto, Peter renega Walter e foge, sendo encontrado num rocambolesco episódio (2x21, Northwest Passage) e descobrir que o líder da invasão é ninguém menos que o Walter da outra dimensão!

Peter vai para a outra dimensão, mas o FBI e sua divisão Fringe conseguem reunir pessoas com a capacidade de romper a barreira dimensional e guiados por Walter e Olivia, encontram-se com William Bell (2x22 e 23, Over there, parts I e II), conseguem resgatar Peter depois que cria-se uma dúvida honesta sobre a máquina que Walter Bishop da outra dimensão estaria construindo. Aparentemente este Walter quer destruir a outra dimensão e irá usar o corpo de Peter como fonte de energia.

O heróis retornam, mas para ter assunto para uma terceira temporada, Olivia é trocada por sua equivalente na outra dimensão.

Fica revelado que o manifesto de destruição em massa (ZFT) é obra do Walter da outra dimensão e que a tal invasão só deve acontecer em resposta ao fato que Walter invadiu a outra dimensão para resgatar o Peter de lá.

Fim de temporada.