A “nova” origem secreta da Sociedade da Justiça da América

O mundo está em guerra e Frank Delano Roosevelt ganhou a campanha prometendo não levar os americanos para os campos de batalha. Mas e se os alemães atacarem?

Com este pano de fundo histórico – uma fictícia primeira investida dos EUA contra o Eixo – em Secret Origins #31 (outubro de 1988, data de capa) Roy Thomas, Michael Bair e Bob Downs unem-se para recontar a origem secreta da SJA que já havia sido narrada em 1.979 por Paul Levitz & Joe Staton (veja aqui).

Na trama, FDR aceita envia os “homens misteriosos” que haviam surgido há pouco nos EUA para auxiliarem as forças inglesas de modo a impedir uma invasão dos alemães. Roosevelt, tencionava assim, não se envolver diretamente na questão e ao mesmo tempo não permanecer completamente neutro. Oficialmente os EUA só entrariam na guerra após o ataque japonês à Pearl Habor, que nos quadrinhos pode ser visto em All-Star Squadron – World on fire! (veja aqui).

No primeiro momento Flash e Lanterna Verde vão à Glascow onde há uma base nazista e enfrentam um robô, sendo derrotados. No segundo, ao ver a derrota da dupla, Sr. Destino convoca Homem-Hora e vão à Alemanha, onde Hitler, em pessoa, usa a Lança do Destino (veja aqui) para invocar as Valquírias e decide iniciar a invasão imediatamente!

Percebendo a vantagem dos alemães, Sr. Destino usa a magia para capturar Sandman, Gavião Negro e Átomo. As energias em ação atraem para o palco o Espectro, que permitirá o equilíbrio da balança.

Mais do quê apenas recontar e atualizar a origem da SJA, Thomas amplia um pouco o texto original e faz uma história que realmente dá prazer em ler, mesmo conhecendo a versão original de Levitz & Staton.

Boa pedida.


Tecnologia do Blogger.