O mistério da professora malvada: uma graphic novel de Johnny Constantine (DC Kids/Panini, 2022)

Perseguido na Inglaterra por fantasmas que desejam vingança, Johnny “Kid” Constantine resolve dar um tempo e vir para a América. Seus pais o matriculam no “Internato do Jovem Bem-Sucedido”, onde ele “aprende” a construir amizades com a colega Anna – atraída também pela possibilidade de magia oferecida pelo estranho garoto inglês – e o próximo passo lógico é desconfiar e investigar uma das professoras da escola que acreditam ser uma bruxa. Participação especial de Etrigan, o Demônio.

Escrito por Ryan Nort e com arte de Derek Charm, ambos de Garota-Esquilo, eu gostaria de dizer que é essencial ou que é ruim, mas não posso; para ambos. O que eu realmente posso dizer é que é uma graphic novel da linha “DC Kids” e vem com um aviso “livre para todos os públicos”. Eu facilmente realocaria o produto para a “DC Teens” sem mudar nenhum conteúdo. Explico: há magia, há demônios, há pactos e eu não creio que todo o público deveria ter acesso a este tipo de material. No entanto, público acima de 12 anos não vejo problema algum, já que é o mesmo que vemos, por exemplo em Harry Porter.

A ideia presente em quase todos os produtos DC Kids e DC Teens que eu tive contato é de o jovem rebelde na escola, primeiro solitário, depois em par e trio e a partir daí reforçar laços como a importância da amizade e da parceria e sobrepor isto ao individualismo. Funciona, claro. Mas é basicamente uma animação do “Cartoon Network” no período 1998-2004: feita por adultos que gostariam de alguns temas nos produtos infantis – e nem falo especificamente do “Adult Swin”.

Respeitando estes conceitos (uma história de adultos contado em uma versão de crianças, quase uma fábula) a edição cumpre seus objetivos. Mas não é a cura do câncer.


Panini, (maio) 2022. 152 pags. ISBN 978 6559 602582.