Gideon, a nona de Tamsyn Muir (Alta Novel, 2022)

Não posso dizer que me empolgo com o enésimo romance/universo sobre escolas e alunos que devem aprender algo e cresceram ou ganharem uma prova. Harry Porter foi sobre isto e já não me empolgou e há uma meia dúzia de romances “jovens adultos” com tema semelhante.

Gideon, a nona” é sobre o envio de Harrowhark Nonagesimus, a Reverenda Filha da Nona Casa, junto com a relutante Gideon Nav para a prova que irá escolher o próximo lyctor, que por sua vez é o guarda pessoal do Imperador. Harrow e Gideon tem uma relação antiga de gato e rato, sendo as únicas crianças desta geração da Nona Casa e há vários níveis de segredos entre a princesa (Harrow) e a sua cavaleira: Gideon estava tentando mais uma fuga da Nona Casa e descoberta aceitou servir como cavaleira até o final da prova. Gideon não sabe bem se odeia ou não Harrow, assim como não sabe se tem um compromisso real com as responsabilidades da Nona Casa – que não são bem explicitadas quais são.

A partir daí somos apresentado uma uma dezena de necromantes e cavaleiros das segundas a nona casas e sua motivações. Interagindo descobrimos segredos ocultos, mas é tudo longo, com um andamento lento que não me empolgou. Quando necromantes e cavaleiros começam a morrer eu penso: hum… já vi este filme!

Assim o mistério é sobre o quê está atacando os jovens que estão no treinamento para lyctor, mas não garanto que isto seja interessante de fato.

Alta Novel. ISBN 978-65-5520-590-9. 2022.