Doctor Who [Arco 077]: The Sontaran Experiment


O terceiro arco da 12ª temporada de Doctor Who é uma continuação direta do arco anterior. Naquele o Doutor, Sarah e Harry Sullivan visitam uma arca espacial em torno da Terra enquanto o planeta se recuperava. Neste eles vão até a superfície do planeta recuperada para surpreendentemente encontrar uma comunidade humana – a Terra era tida como inabitada – e alienígenas que estão fazendo experimentos para descobrir o risco que terráqueos oferecem à sua raça.

[Localização no Continuum]
The Sontaram Experiment é o 77º arco da série de TV britânica Doctor Who, exibida pela BBC. É o terceiro arco da 12º temporada. É composto de 2 episódios com 25 minutos em média e foi exibido de 22/02/1975 a 1/3/1975.

[Trama]
Ao vir para a superfície da recém-reconstruída Terra o Doutor, Sarah e Harry se deparam com um grupo de astronautas que fogem dos sontarianos (sontaran, no original) e de suas máquinas, que visam colher dados para uma futura invasão da Terra. A moralidade, no entanto, é sempre posta em cheque, já que o líder dos astronautas tem um acordo com um sontariano.

Após um conflito inicial com os astronautas o trio os auxilia, ainda que não seja oferecida nenhuma informação adicional sobre a existência destes. Em alguns momentos nota-se a questão de um sotaque diferente, abrindo espaço para imaginar que os astronautas sejam russos ou descendentes. Lembrar que a estação espacial Nerva, do arco anterior, ficou um tempo indeterminado no espaço e que há colônias humanas espalhadas ou perdidas no espaço ajuda a entender a macrotrama que os autores tentavam criar sobre o futuro da humanidade e a recuperação da Terra.

Em alguns momentos os efeitos, a maquiagem e a trama (um alienígenas prendendo e torturando astronautas mal vestidos) remete facilmente à Planeta dos Macacos e as situações encontradas na cinessérie.

Com a situação resolvida o trio acredita retornar para a estação Nerva, mas...

-1
(Arco 76)
0
(Arco 77)
+1
(Arco 78)
The Sontaran Experiment











Tecnologia do Blogger.