Doctor Who [Arco 078]: Genesis of the Daleks

Continuando o ciclo de viagens do Doctor e seus companheiros Sarah e Harry Sullivan, o lorde do tempo é capturado pelo seu próprio povo e enviado para o passado no momento em que os perigosos Daleks foram criados, para impedir a criação ou tomar posse de alguma informação que se transforme em uma carta na manga contra os vilões.

[Localização no Continuum]
Genesis of the Daleks é O 78º arco da série de TV britânica Doctor Who, exibida pela BBC. É o quarto arco da 12º temporada. É composto de seis episódios com 25 minutos em média e foi exibido de 8/3/1975 a 12/4/1975.

[Trama]
Escrito por Terry Nation (criador dos Daleks) este arco consegue surpreender quando o Doutor e seus companheiros são enviados para o passado para impedirem a criação dos Daleks, o quê evidentemente torna-se um dos maiores fracassos do Doutor, usando como desculpa o respeito à cronologia dos fatos: a existência dos Daleks permitiu que dezenas de raças se aliassem e compartilhassem conhecimento para enfrentar os monstros. Não teria ele o direito de alterar este fato e criar uma realidade.

Enviado para o passado de Skaro onde o Doutor, Sarah e Harry deparam-se com duas raças (os Thals e os Kaleds) em guerra que exauriu seus recursos e agora estão retornando a armas mais simples, estando à beira da “guerra com paus e pedras” - uma excelente desculpa para não usar recursos com a construção de armas futuristas. De um modo geral o visual é bastante influenciado pelo nazi fascismo.

Logo a tensão do arco fica por conta de Davros, um cientista que conduziu experiências genéticas que ultrapassam o limite da moralidade e criou criaturas deformadas e contidas em uma carapaça de metal às quais chamou de Daleks. Durante o próprio arco Davros continua o processo de manipulação para extinguir completamente todo e qualquer vestígio de moral dessas criaturas.

O arco que é longo trata dos encontros e desencontros do Doutor e seus companheiros – separados no início, criando a certeza de que certamente o Doutor não retornaria ao futuro sem seus amigos – e a perda do “anel do tempo” um dispositivo fornecido pelos Time Lords para que a trupe retornasse após cumprida a missão. No meio do caminho os Mutos uma raça que vive exilada das cidades e já apresentava deformidades por contato com dispositivos químicos manuseados enquanto abasteciam um míssil – algo que faz novamente a série lembrar Planeta dos Macacos.

Em um lance inteligente, Davros percebendo que seus cientistas e militares não o seguiriam cegamente, cede segredos que permitem a superioridade dos Thals sobre os Kaleds, destruindo a cidade e reduzindo-os a uns poucos sobreviventes em um bunker.

Esta tensão sobre a fidelidade, somada aos desencontros e a perda do anel ampliam o arco, mas sem oferecer muita trama adicional. Davros morre – assim como eventualmente todos no bunker – assassinado pelas próprias criações que sobrevivem e acreditam serem a raça superior e que dominará o universo – tema caro ao nazi fascismo – mas ficam presos nos escombros do bunker.

Com isso o Doutor crê que atrasou o desenvolvimento dos vilões séculos. A questão mais presente na série é a hipótese de matar Hitler na infância, em função dos crimes que hipoteticamente aquela criança fará na idade adulta. Haveria espaço para isso com tais criaturas?

Genesis of the Daleks é considerado um dos melhores arcos da série. Teve versão em livro e áudio (lançado originalmente em LP) e em 2.006 foi restaurado para o formato de DVD.

-1
(Arco 77)
0
(Arco 78)
+1
(Arco 79)
Genesis of the Daleks