Doctor Who [Arco 079]: Revenge of the Cybermen

Continuando o ciclo de viagens do Doctor e seus companheiros Sarah Jane e Harry Sullivan, retornam à Estação Nerva mas em outro momento do tempo, o quê é percebido imediatamente pela falta da TARDIS. Agora eles se envolvem em um conflito entre os sobreviventes da estação acometidos por uma praga, o povo do planeta Voga e os Cybermen!

[Localização no Continuum]
Revenge of the Cybermen é o 79º arco da série de TV britânica Doctor Who, exibida pela BBC. É o quinto e último arco da 12º temporada. É composto de quatro episódios com 25 minutos em média e foi exibido de 19/4/1975 a 10/5/1975.

[Trama]
Retornando à Estação Nerva – mas em outro momento do tempo – o trio descobre que a tripulação humana foi atacada por uma praga que é, na verdade, um veneno inoculado por um Cybermat. Em quarentena em função da suposta praga, a Estação, chamada de Farol Nerva e com visual muito semelhante ao Satélite da Liga da Justiça (veja aqui reviews da Era do Satélite) orbita um asteroide aparentemente sem vida.

Mas o professor Kellman sabe que o asteroide Neo Phobos é, na verdade, o planeta Voga e tem vida inteligente, que se sente ameaçada pelos Cybermen. Age então como agente duplo, ou melhor, triplo. Serve aos interesses dos vogans, que vivem nos subterrâneos de um planeta com núcleo de ouro, metal que os Cybermen temem pois prejudicam suas funções lógicas. Kellman também serve aos androides que armam um plano para destruir o planeta explodindo bombas, enquanto os vogans planejam enviar um míssil para destruir o Farol Nerva.

Novamente um episódio baseado na perda do meio de transporte, já que a TARDIS está desaparecida desde o início. A trama defende a ideia de que o trio retorna à Estação Nerva milênios antes da trama de The Ark in Space e que aguardará a nave inteligente do Doutor resgatá-los.

[Uma curiosidade]
Ao observar Jupiter é dito que o planeta tem 12 luas, como era conhecido em 1.975. Anos depois descobriram mais satélites naturais para o planeta. De modo a explicar esta “inconsistência” da série na novela To The Slaughter (2005), uma história do oitavo Doutor escrita por Stephen Cole, descobrimos que as luas “excedentes” foram destruídas para tornar o sistemar solar atrativo a investimentos e com design feng shui. O autor do livro revela que inseriu intencionalmente o detalhe para corrigir a inconsistência da série.

-1
(Arco 78)
0
(Arco 79)
+1
(Arco 80)
Revenge of the Cybermen