Star Trek: TNG Yesterday's Enterprise e viagens no tempo criativas


Esta semana estava checando um serviço de streaming de séries de TV e filmes e observei que Star Trek: The next generation (Jornadas nas Estrelas, a nova geração) estava disponível entre as séries, sendo uma aquisição recente do serviço.

Disposto a testar o serviço, mais do que realmente a assistir a um episódio escolhi aleatoriamente o episódio Yesterday's Enterprise (3x15) exibido originalmente em 1.990 – 24 anos atrás, portanto.

Que acerto! Que sorte!

Apesar de eu não gostar da facilidade com que a Tenente Tasha Yar se apaixona, o episódio desenvolve bem a ideia de viagem no tempo e consequências desta.

Na trama uma brecha no espaço tempo leva a Enterprise-C para o futuro, ou seja, o presente da série, onde já temos a Enterprise-D comandada por Jean-Luc Piccard. O simples ato de a Enterprise do passado atravessar o portal altera a estrutura do espaço-tempo. Agora temos uma Enterprise-D mais bélica e uma Federação em guerra com o Império Klingon.

A ausência da nave no passado alterou um evento, que criou uma realidade alternativa. Nesta a Federação está a seis meses da derrota e nela o Tenente Worf – um klingon – não está na tripulação da nau capitania e a Tenente Yar, morta na primeira temporada da série, continua em seu posto.

A beleza do episódio está no fato de que a mudança de realidade é feita sem firulas. A Enterprise-C atravessa o portal, há um close em Piccard e nota-se alterações visuais significativas, ainda que nada muito gritante. Quando a situação se resolve e a realidade se corrige também não há firulas.
Quem me dera que nos quadrinhos fosse assim rápido e direto. Lá, por mais que a realidade se corrija sempre há um retorno, um personagem deslocado, uma nova série limitada, uma nova série mensal, um revival 10 anos depois para os saudosistas, um revival 20 anos depois para o resto dos saudosistas. Tudo é explorado até a última gota de criatividade e além.

Se você quiser ver uma trama rápida e saudável com o uso correto de viagem no tempo procure por este episódio.