Pular para o conteúdo principal

Game of Thrones [3x10] – Mhysa

O corpo de Robb Stark sendo exibido com a cabeça de seu lobo
E então acabou!

Este é o último episódio da terceira temporada da série de TV Game of Thrones, que adapta a primeira metade do livro A tormenta de espadas.

O episódio é corrido e aproveita bem as 1h 04min de duração começando por uma capitulação da temporada.

A história começa nas Gêmeas, estabelecendo a identidade do “garoto” que tortura Theon Greyjoy. Ele é filho bastardo de Roose Bolton, conforme o próprio pai revela para Lorde Frey. Ao mesmo tempo o pai e a irmã de Theon recebem seu pênis em uma caixa. Balon renega assistência ao filho, mas sua irmã decide resgatá-lo e para tanto parte com uma tripulação. Confirma-se que Brynder Tully, o Peixe Negro, sobreviveu ao Casamento Vermelho e fugiu (no episódio anterior há uma sequência em que ele pede para ir ao banheiro).

Arya Stark, abalada com os eventos e com a visão do ritual macabro de exposição do corpo de Robb com a cabeça de seu lobo, encontra soldados vangloriando-se de terem colaborado e os mata friamente com o auxílio do Cão. Sem amarras em Westeros a garota usa a moeda que recebeu na temporada anterior, lembrando-se da oportunidade de sair daquele país.

Uma reunião do Pequeno Conselho leva a notícia da morte de Robb e sua mãe a Porto Real, assim como o pagamento à Bolton pelo feito, agora ele oficialmente é o “Protetor do Norte” e rapidamente se constata que Winterfell continua em ruínas. Joffrey Baratheon excitado com a notícia fala em servir a cabeça de Robb à Sansa!

Evidentemente Tyrion Lannister se indispõe com Joffrey – que conta com o apoio do Grande Meistre Pycelle, razoavelmente apagado por toda a temporada – e a questão só é freada por Tywin Lannister, avô de Joffrey e sua Mão. Em particular, novamente Tywin cobra de Tyrion a obrigação de engravidar Sansa, para quem o pequeno Lannister tem profunda simpatia mas nenhum desejo. Shae toma um papel mais ativo ao rejeitar uma oferta de Varys para ir-se. Claro que isto mais difícil imaginar como se dará o rompimento definitivo entre Tyrion/Shae.

Sam e Gilly encontram-se com Bran Stark e seu grupo. Apesar dos pedidos do patrulheiro, o grupo decide continuar sua jornada para além da muralha. Sam revela entender o que matou o “outro” (um white walker). Não demora muito para o gorducho chegar ao Castelo Negro e explicar-se ao meistre Aemon, pedir asilo para Gilly e enviar uma carta para todos os “reis” de Westeros, avisando-os do perigo além da muralha, dos ataque dos “outros” e da necessidade de união para enfrentá-los.

A trama envolvendo Davos, Melisandre, Stannis e Gendry é determinante para o episódio e futuro. Davos aprende a ler com a filha de seu rei e descobre a carta dos patrulheiros. Sabendo que Melisandre deseja queimar Gendry, especialmente por que Stannis vincula a morte de Robb ao feitiço executado, Davos comete alta traição e liberta o garoto – entregando-lhe um bote e indicando como chegar a Porto Real.

Davos é capturado e condenado a morrer queimado pelo próprio Stannins, mas ao mostrar a carta dos patrulheiros, que é analisada nas chamas por Melisandre e a bruxa confirma, a contragosto, que o senhor da luz quer que Stannis auxilie na questão e que Davos deverá continuar vivo.

O futuro de Gendry fica todo em aberto.

Jon Snow após um breve encontro com Ygritte em que ela o faz de alvo para suas flechas, chega à Castelo Negro desmaiado e quase em vida. Um diálogo anterior, perdido no episódio, confirma que somente Sam havia sobrevivido à expedição além da muralha.

A situação de Jon Snow na série vai se definir a partir do que ele falar e que como seus inimigos na Patrulha interpretarão suas palavras. Digamos que uma história que comece com “Eu matei Qorin Meia-Mão e me infiltrei nos selvagens” não seja exatamente o quê eles querem ouvir. Ou talvez seja...

Jaime Lannister e Brienne de Tarth finalmente chegam em Porto Real, sendo tratados como mendigos. Imediatamente Jaime procura sua amada irmã Cersei.

Daenerys é adorada pelos escravos que libertou, que a consideram a “mãe” (Mhysa, o nome do episódio).

Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…