Corporação Batman volume 3


É possível se divertir muito com Corporação Batman ou achar tudo uma grandessíssima narrativa de um divórcio e do litígio sobre a guarda do menor. É isso e ponto.

Tudo desde que Grant Morrison começou, lá atrás em 2.006, com Batman & Filho é sobre Talia Head exigindo um posicionamento de Bruce Wayne sobre o filho, Damian.

Há tramas paralelas, o retorno do avô do menino, a enésima pretensa morte do pai do menino, o relacionamento com o irmão adotivo e novo guardião, o retorno do pai do menino, mas tudo é uma gigantesca história sobre o relacionamento entre Talia e Wayne e como isto afetará o mundo.

Claro que alguns outros podem ver SOC! e POW! com uma dezena de heróis de categoria Z unidos por um solitário combatente do crime e não tiro a razão. Como mostrou Quentin Tarantino em “Kill Bill” é necessário dar violência em doses garrafais, para manter as plateias entretidas enquanto você se preocupa em contar uma história nos hiatos. Morrison sabe fazer isso, mesmo que tenha que jogar pelas regras dos grandes conglomerados de comunicação globais.

A edição reúne Batman Incorporated #1-6;0 por Morrison, Chris Burnham, Andres Guinaldo & Bit e Frazer Irving e consegue levar a disputa pela alma e, principalmente pelo o corpo do menino prodígio, a um outro nível.

Adrenalina, explosões e texto de apresentação dizendo que “Para existir um Batman, precisa haver um Robin (...)”. Educadamente discordo.

A função do Robin só pode ser compreendida em sua perfeição se você ler Astro City –Confession, mas eu dou a dica: Robin é apenas um estágio do treinamento do próximo Batman. Então nesse sentido o autor do texto está corretíssimo. Batman precisa do Robin apenas por que quando ele morrer, seja por um acidente de trabalho ou idade, algo que fatalmente ocorrerá, o homem-morcego deverá ser substituído por alguém que ele treinou. Agora entender que Robin existir para cumprir um papel de família eu, repito, discordo educadamente.

Excelente volume, boas e divertidas abobadas histórias e que nos deixa esperançosos da conclusão da série em breve. Corporação Batman volume 3, Panini Comics, março de 2013, 172 páginas, R$ 19,90.