Batman: Batman & Filho

Veja o gráfico na parede à sua esquerda: Zur En Arrh!
Quase nada na indústria de quadrinhos é tão bom quanto o primeiro arco de Grant Morrison em um título. Foi assim no distante setembro de 2.006 quando assumiu Batman #655 (data de capa), após o arco Batman: Cara-a-cara de James Robinson.

Morrison com Andy Kubert e Jesse Delperdang na arte inicia sua macro-história, que diga-se de passagem até hoje, agosto de 2.011, ainda não terminou, apesar de estar em um estágio diferente e sobreviver ao reboot da DC Comics: Batman Incorporated volume 2 será a 53ª série da editora, mas só retornará em 2.012.

Na trama Talia Head, filha de Ra's Al Ghul, então morto, sequestra a mulher do Primeiro Ministro inglês para chantageá-lo em troca de Gibraltar, munida de um exército de homens-morcegos criados pelo soro do Professor Langstron. De brinde Talia entrega à Bruce Wayne um suposto filho, criado da engenharia genética perfeita, ou seja, da união de Talia & Wayne, chamado de Damian, um mimado garoto criado e treinado pela Liga dos Assassinos. Morrison, que adora criar sua própria cronologia, apenas se apropria e estende uma história dos anos 1.970 onde o homem-morcego e Talia casam-se e tem uma noite de intimidades, mas certamente oportunidade não faltou na extensa cronologia dos amantes.

O ritmo da história é impressionante, e olhando em retrospectivo parece com o ritmo do primeiro arco da série Batman and Robin publicada anos depois e também escrita por Morrison. Daí eu elogiar os primeiros arcos como New X-Men, All-Star Superman, entre outros.

Ficam uma série de pontas abertas, como o destino de Damian, que desaparece com sua mãe ao final do arco, e se Talia e Ra's poderiam ser os verdadeiros vilões da fase de Morrison. Note que o sugestionamento de Morrison com a trama de Batman: Descanse em Paz já começa na página de abertura da primeira história, assim como a ideia de vários Batmen: aqui um ex-policial usa o bat-uniforme e uma pistola, ferindo e detendo o Coringa.

Publicada originalmente em Batman #655-658 e no Brasil em Batman da Panini Comics #58-61.
Tecnologia do Blogger.