Pular para o conteúdo principal

Sarcófago: Kung Fu Fighting!

Nos anos 1970 o modelo mais legal era Bruce Lee e as produções cinematográficas de arte marciais começaram a aportar nos cinemas americanos, sendo sucessivamente redistribuídas para países como o Brasil.

Os quadrinhos embarcaram na onda depois do sucesso de Operação Dragão (1973) e da série de TV Kung Fu com David Carradine (reprisada atualmente no canal por assinatura TCM).

Mas quais foram os quadrinhos de kung fu mais significativos?

MESTRE DO KUNG FU – Marvel Comics
Certamente o mais expressivo e importante título de arte marciais da indústria, surgiu da mente de Steve Englehart & Jim Starlin, mas seu período “dourado” é com Doug Moench & Paul Gulacy, onde explorou-se muito a influencia da espionagem típica dos longas de James Bond. Influenciados pela série de TV, Englehart & Starlin chegaram a levar o editor Roy Thomas para assistir o programa de modo a coaptá-lo para a ideia. Thomas sugeriu aproveitar o conceito de Fu Manchu, um vilão da literatura inglesa, e Shang Chi, o Mestre do Kung Fu, tornou-se a “arma viva” que herdaria o reino de terror de Fu Manchu, mas se rebela depois de descobrir a verdade sobre seu pai.

O sucesso de Mestre do Kung Fu abriu o caminho para uma série de outros personagens e também para edições “Giant Size” da Marvel que exploravam artes marciais.

FILHOS DO TIGRE – Marvel Comics
Três lutadores de artes marciais dividiam um amuleto e a série tinha foco em adolescentes, problemas e o dia a dia em uma academia. A série é mais lembrada como primeiro trabalho de George Pérez e por ter sido origem de Hector Ayala – o Tigre Branco – que herdaria o amuleto compartilhado depois de encontrá-la abandonado! Anos depois em uma série do Aranha, Ayala teve sua identidade publicamente revelada e décadas depois morreria em um arco da série Demolidor, já por Bendis. Criados por Gerry Conway, Dick Giordano & George Pérez.

PUNHO DE FERRO – Marvel Comics
Danny Rand, herdeiro de um império econômico teve seus pais mortos em uma expedição e foi criado em uma cidade mística. Treinado nas artes marciais, adquiriu a marca do dragão que permitiria canalizar seu chi em seu punho. Retorna para a América e se torna vigilante – não sem antes cuidar da sucessão dentro da companhia. Surgiu em Marvel Premiere – um título de estreias da Marvel – por Roy Thomas, Gil Kane e Dick Giordano e continuou em série solo que foi produzida por Chris Claremont & John Byrne. É aqui que o mutante Dentes de Sabre surgiu, antes de tornar pai, irmão, marido, mulher... do Wolverine.

No Brasil o personagem teve série própria na Bloch com o título “PUNHOS DE AÇO”

RICHARD DRAGON, KUNG FU FIGHTER – DC Comics
Surgido em um livro de Dennis O'Neil, que supostamente seria o primeiro de uma série como o Executor, Dragon foi adaptado para os quadrinhos pelo próprio autor e com arte de Leopoldo Duranona. Pequeno ladrão teve roubar um monastério mas é convidado a ser estudante, levando o amigo negro Ben Turner – o Tigre de Bronze do Esquadrão Suicida.

A série teve vida curta, mas nos anos 1980, O'Neil o utilizou como coadjuvante na série Questão. Recentemente teve uma nova série.

Você estudaria em uma escola de caratê, onde o mestre fosse o Karate "Kid"?
KARATE KID – DC Comics
O garoto da Legião dos Super-Heróis decide viver um período no presente do Universo DC e tem sua própria série que durou 15 números. Não fez falta! Afinal você faria aulas em uma academia de caratê em que seu mestre é o Karate Kid?

---
(*) Parte das informações deste post vieram do artigo “In the Kung Fu Grip” de Tom Stewart publicado em Back Issue #13 (dezembro de 2005).

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

Árvore genealógica do Superman

Em Krypton Chronicles, uma série que contava a história dos ancestrais de Kal-El a DC publicou a árvore genealógica abaixo.

Divirta-se!