Justice League, The Satellite Years: 1980

A grande surpresa de 1.980 foi a saída de Arqueiro Verde ( #181-182) que desde um encontro com o Black Lightning se questionava sobre a função da equipe. Ele estava foi preocupado com o criminoso comum, do dia a dia, enquanto a equipe estava concentrada em ameaça cósmicos.

Também foi o ano da entrada do Nuclear (#179) e do arco Crise em Nova Gênese (# 183-185), que infelizmente trouxe a última edição de Dick Dillin (#183), que havia morrido em março de 1.980. Felizmente o desenhista substituto foi o excelente George Pérez, ainda não plenamente envolvido com a Nova Turma Titã. Para nossa tristeza durou pouco.

Mas vamos lá.

Justice League of America #175 (feb/1980) - “But can an android dream?” - Tornando Vermelho se afasta da equipe para adotar a pequena Traya e reassumir a identidade civil de John Smith, reatando o romance com Kathy Sutton. Doctor Destiny foge da prisão e constrói um novo materioptikon e projeta ilusões em uma parada de Halloween.

#176 - “The Dream factories of Doctor Destiny” - A Liga rastreia o Doctor Destiny que inicia um programa de escravização dos seres humanos chamado “Omega Program”, ativando três máquinas que devem ser desativadas ao mesmo tempo. Uma oportunidade para a equipe se dividir em duplas e conseguir interromper a máquina nos segundos finais.

# 177 – 178 - “The Graveyard Gambit” & “ The Chess Master of Mars” - A Liga (Arqueivo Verde & Canário Negro, Lanterna Verde Hal Jordan, Mulher Maravilha, Superman, Batman, Hawkgirl, Zatanna e Tornado Vermelho) enfrentam peças de xadrez com poderes entre seus próprios casos, até que Zatanna descobre que J'Onn J'Onzz, o Caçador de Marte está enfrentando o vilão Despero em um jogo de xadrez e é o vilão que domina as peças que representam a equipe. Por isso J'Onn está permitindo a derrota.
# 179 (jun/1980) - #180 - “The Siren Song of the Satin Satan” & “A beautiful evil” – Numa aventura que parece aproveitada da série cancelada do Nuclear, o herói adolescente é indicado para a equipe pelo Superman e após aprender alguns detalhes sobre o funcionamento da Liga vai investigar o desaparecimento de um colega de escola e se depara com Satin Satan, um demônio que dominou o corpo da top model Sabrina Sultress.

Arqueiro Verde questiona o papel da equipe e se seu lugar é ali e mesmo o teoricamente frio Tornado Vermelho percebe as reflexões do vigilante de Star City.

Capturado, Nuclear convoca a equipe e descobrimos a trama do demônio que possuiu a modelo que transformado homens em um exército para futuramente atacar a Terra!

# 181 - “The Stellar Crimes of The Star-Tsar!” - Quando o Star-Tsar retorna e fere Arqueiro Verde e Canário, a culpa imediatamente recai sobre Snapper Carr, mas a roupa foi roubada e a equipe consegue encontrar o novo criminoso. Arqueiro Verde decide sair da equipe.

# 182 (set/1980) - “Reprise” - Arqueiro Verde grava parte de suas memórias para ajudar a por em ordem seu pensamentos e suas decisões recentes. Narra assim a aventura recente da equipe onde o regenerado Felix Fausto que encontrou o diário de Nostromus, mas é dominado pelo espírito do mago preso no diário para entoar cânticos para ressuscitá-lo. Fausto pede auxílio à Liga que conta com a colaboração de Ollie, que não aceita voltar à equipe.

# 183 – 185 - “Crisis on New Genesis” - Um revivido Darkseid conta com o auxílio da Sociedade da Injustiça (The Shade, The Icicle e The Fiddler) para ressuscitar e escravizar Nova Gêsese. Metron pede o auxílio da Liga & Sociedade da Justiça em seu encontro anual.

Esta arco dá sequência aos eventos de The return of The New Gods & Adventure Comics #460 escritos por Gerry Conway e posteriormente banidos da cronologia quando Jack Kirby retornou para a DC Comics e produziu a 12ª aventura do título New Gods (publicado na 6ª edição de uma série de reprints) caminhando para a graphic novel The Hunger Dogs.

Veja mais encontros Liga da Justiça & Sociedade da Justiça aqui.

Todas por Gerry Conway (texto), Dick Dillin (arte até a edição #183, depois George Pérez) e Frank McGaughlin (finais).