Pular para o conteúdo principal

Justice League, The Satellite Years: 1980


A grande surpresa de 1.980 foi a saída de Arqueiro Verde ( #181-182) que desde um encontro com o Black Lightning se questionava sobre a função da equipe. Ele estava foi preocupado com o criminoso comum, do dia a dia, enquanto a equipe estava concentrada em ameaça cósmicos.

Também foi o ano da entrada do Nuclear (#179) e do arco Crise em Nova Gênese (# 183-185), que infelizmente trouxe a última edição de Dick Dillin (#183), que havia morrido em março de 1.980. Felizmente o desenhista substituto foi o excelente George Pérez, ainda não plenamente envolvido com a Nova Turma Titã. Para nossa tristeza durou pouco.

Mas vamos lá.

Justice League of America #175 (feb/1980) - “But can an android dream?” - Tornando Vermelho de afasta da equipe para adotar a pequena Traya e reassumir a identidade civil de John Smith, reatando o romance com Kathy Sutton. Doctor Destiny foge da prisão e constrói um novo materioptikon e projeta ilusões em uma parada de Halloween.

#176 - “The Dream factories of Doctor Destiny” - A Liga rastreia o Doctor Destiny que inicia um programa de escravização dos seres humanos chamado “Omega Program”, ativando três máquinas que devem ser desativadas ao mesmo tempo. Uma oportunidade para a equipe se dividir em duplas e conseguir interromper a máquina nos segundos finais.

# 177 – 178 - “The Graveyard Gambit” & “ The Chess Master of Mars” - A Liga (Arqueivo Verde & Canário Negro, Lanterna Verde Hal Jordan, Mulher Maravilha, Superman, Batman, Hawkgirl, Zatanna e Tornado Vermelho) enfrentam peças de xadrez com poderes entre seus próprios casos, até que Zatanna descobre que J'Onn J'Onzz, o Caçador de Marte está enfrentando o vilão Despero em um jogo de xadrez e é o vilão que domina as peças que representam a equipe. Por isso J'Onn está permitindo a derrota.
# 179 (jun/1980) - #180 - “The Siren Song of the Satin Satan” & “A beautiful evil” – Numa aventura que parece aproveitada da série cancelada do Nuclear, o herói adolescente é indicado para a equipe pelo Superman e após aprender alguns detalhes sobre o funcionamento da Liga vai investigar o desaparecimento de um colega de escola e se depara com Satin Satan, um demônio que dominou o corpo da top model Sabrina Sultress.

Arqueiro Verde questiona o papel da equipe e se seu lugar é ali e mesmo o teoricamente frio Tornado Vermelho percebe as reflexões do vigilante de Star City.

Capturado, Nuclear convoca a equipe e descobrimos a trama do demônio que possuiu a modelo que transformado homens em um exército para futuramente atacar a Terra!

# 181 - “The Stellar Crimes of The Star-Tsar!” - Quando o Star-Tsar retorna e fere Arqueiro Verde e Canário, a culpa imediatamente recai sobre Snapper Carr, mas a roupa foi roubada e a equipe consegue encontrar o novo criminoso. Arqueiro Verde decide sair da equipe.

# 182 (set/1980) - “Reprise” - Arqueiro Verde grava parte de suas memórias para ajudar a por em ordem seu pensamentos e suas decisões recentes. Narra assim a aventura recente da equipe onde o regenerado Felix Fausto que encontrou o diário de Nostromus, mas é dominado pelo espírito do mago preso no diário para entoar cânticos para ressuscitá-lo. Fausto pede auxílio à Liga que conta com a colaboração de Ollie, que não aceita voltar à equipe.

# 183 – 185 - “Crisis on New Genesis” - Um revivido Darkseid conta com o auxílio da Sociedade da Injustiça (The Shade, The Icicle e The Fiddler) para ressuscitar e escravizar Nova Gêsese. Metron pede o auxílio da Liga & Sociedade da Justiça em seu encontro anual.

Esta arco dá sequência aos eventos de The return of The New Gods & Adventure Comics #460 escritos por Gerry Conway e posteriormente banidos da cronologia quando Jack Kirby retornou para a DC Comics e produziu a 12ª aventura do título New Gods (publicado na 6ª edição de uma série de reprints) caminhando para a graphic novel The Hunger Dogs.

Veja mais encontros Liga da Justiça & Sociedade da Justiça aqui.

Todas por Gerry Conway (texto), Dick Dillin (arte até a edição #183, depois George Pérez) e Frank McGaughlin (finais).








Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…