HBO + Girls + VEEP: a nova safra de séries

Na segunda, 23 de julho estreou no Brasil no canal por assinatura HBO as séries VEEP (22h35, segundas) e GIRLS (em seguida).

VEEP é protagonizado pela vice-presidente Selina Meyer, interpretada com inteligência por Julia Louis-Dreyfus (Seinfeld, The New Adventures of Old Christine) e em um estilo deliciosamente semelhante ao The Office britânico mostra o dia a dia da VP e seus assessores. É interessante e não tem a claque – o som da risada – para obrigar a você entender a piada sem graça e rir naquele momento.

No primeiro episódio a VP inicia um ataque à indústria do plástico e para não irritar a indústria do petróleo, do qual o plástico é um derivado, tem um discurso sumariamente cortado pelo assessor do presidente.

É impossível não salivar pelo próximo episódio depois de ver um preview onde, diante da notícia da ausência do presidente, Selina não consegue conter o contentamento, ao mesmo tempo em que procura não parecer muito feliz.

Já GIRLS se passa na Nova Iorque da era da crise econômica. Hannah (Lena Dunham) quer ser a voz de sua geração, mas seu pais – professores – desejam parar de financiá-la e passarem a ter uma vida digna. Assim querem que a filha caminhe com as próprias pernas. O problema é que mesmo após dois anos da conclusão de seu curso, ela tem apenas um emprego não remunerado de estagiária. É hilariante e tão deja vú a sequência onde ela se arrasta ao diretor da empresa para conseguir a efetivação de seu emprego e transformação em um cargo remunerado, e o diretor diz que tem dezenas de currículos para avaliar e que a vaga dela será facilmente substituída.

Girls não tem vergonha de soar semelhante à Sex and the City – série sobre um quarteto de balzaquianas glamourosas em Nova Iorque – e não corre do quarteto de personagens centrais lideradas por Hannah e todas com cerca de vinte e poucos anos. Mas não há glamour, seja no ar de constante preocupação com o aluguel e dependência financeira, seja na forma em que os casais são retratados: uma amiga tem um namorado pegajoso a que evita e Hannah tem um ficante que só pensa em sexo e na autossatisfação e protagoniza uma das cenas de sexo menos glamourosas da TV, ela querendo conversar e extravasar suas neuroses e ele preocupado em comê-la o mais rapidamente possível.

Juntas a séries podem dar um ar de inteligente às noites de segunda.
Tecnologia do Blogger.