Vampiro Americano vol 1 Sangue Ruim

Não sou leitor de primeira hora da série Vampiro Americano. Com as devidas proporções achei parte da trama do primeiro encadernado, que reúne as edições #1-5 da série original, semelhante à Black Kiss de Howard Chaykin.

Mas depois a coisa melhora e finalmente tive interesse real na história.

E em um mundo onde vampiros brilham ao sol e não se contem de amor para com humanos, qualquer vampiro próximo do padrão clássico já é um alento.

A trama contada em duas épocas é bem narrada, bem desenhada e tem coerência, ainda que uma ou outra passagem pareça homenagem ao já citado Black Kiss – com suas orgias vampirescas em Hollywood – ou à Gótico Americano – na passagem em que o vampiro principal está enterrado em um cemitério submerso. Mas a grande lembrança fica na estruturação dos vampiros de etnias diferentes, que obviamente lembra Vampiro: A máscara o clássico RPG, com suas dezenas de clãs com características diferentes.

Em 1.925 a jovem Pearl Jones deseja ser atriz e se depara com figurões vampiros na recém iniciada indústria cinematográfica. Ela virá alimento para os sanguessugas europeus, cruéis que tratam humanos como nada muito mais do que gado, mas renasce como outro exemplo do “vampiro americano”, uma nova variação do vampiro com diferenças não muito claras em relação à versão padrão. Esta trama tem texto de Scott Snyder e arte de Rafael Albuquerque.

Mas a verdadeira trama é a história de suporte da edição, com Skinner Sweet, um outro exemplar de vampiro americano criado no Velho Oeste. Esta história começa em 1.880 e é narrada em flashback mostrando a transformação de um criminoso impiedoso em uma máquina de matar perfeita e praticamente imortal. Esta trama tem texto de Stephen King e arte de Rafael Albuquerque.

O conjunto da obra é interessante, assim como a necessidade natural de Sweet em orientar – nem que seja o mínimo – a neófita de sua condição, além de tentar cooptá-la para sua guerra particular contra os vampiros europeus. Haveria nesta necessidade algo mais do que uma atitude professoral?

Boa aventura, já publicada no Brasil na série Vertigo da Panini Comics e que retornou recentemente em um encadernado em capa dura.



Tecnologia do Blogger.