Review: Coisas frágeis

Coisas Frágeis é uma simpática coletânea de contos de Neil Gaiman, autor inglês famoso por ter escrito Sandman para a DC Comics. Desde que encerrou a série em quadrinhos, mister Gaiman não tem feito grandes trabalhos nos quadrinhos, entre eles Marvel Knight 1602 (para a Marvel) e O quê aconteceu com o cavaleiro das trevas? (aqui), mas tem uma carreira ascendente na literatura, criando bons livros como O livro do cemitério (aqui) e Os filhos de Anansi (aqui) e obras primas como Deuses Americanos.

Se Gaiman já provou que consegue dominar hq's e a literatura extensa com eficiência, com Coisas Frágeis prova que domina perfeitamente a arte de narrar histórias curtas.

Advirto, no entanto, que para ler Gaiman é necessário pré-conhecimento. Porém isto não impede aos neófitos de gostarem da obra. Já aos iniciados o sabor do mel é mais suave. É assim no conto "Um estudo em esmeralda", onde ele brinca com nossa percepção dos fatos e somente quem tem pré-conhecimento da obra de Sir Arthur Conan Doyle e HP Lovecraft poderá curtir e entender a sutileza por completo. Mas não impede que o iniciante goste (e entenda).

Chama atenção, além de "Um estudo em esmeralda", os contos "A vez de outubro" - que tem um eco de O livro do cemitério, "Lembranças e tesouros", "Golias", "Como conversar com garotas em festas" e o excelente apêndice de Deuses Americanos, "O monarca do vale".

Indicado para quem gosta do gênero contos.
Tecnologia do Blogger.