Pular para o conteúdo principal

Review: Coisas frágeis

Coisas Frágeis é uma simpática coletânea de contos de Neil Gaiman, autor inglês famoso por ter escrito Sandman para a DC Comics. Desde que encerrou a série em quadrinhos, mister Gaiman não tem feito grandes trabalhos nos quadrinhos, entre eles Marvel Knight 1602 (para a Marvel) e O quê aconteceu com o cavaleiro das trevas? (aqui), mas tem uma carreira ascendente na literatura, criando bons livros como O livro do cemitério (aqui) e Os filhos de Anansi (aqui) e obras primas como Deuses Americanos.

Se Gaiman já provou que consegue dominar hq's e a literatura extensa com eficiência, com Coisas Frágeis prova que domina perfeitamente a arte de narrar histórias curtas.

Advirto, no entanto, que para ler Gaiman é necessário pré-conhecimento. Porém isto não impede aos neófitos de gostarem da obra. Já aos iniciados o sabor do mel é mais suave. É assim no conto "Um estudo em esmeralda", onde ele brinca com nossa percepção dos fatos e somente quem tem pré-conhecimento da obra de Sir Arthur Conan Doyle e HP Lovecraft poderá curtir e entender a sutileza por completo. Mas não impede que o iniciante goste (e entenda).

Chama atenção, além de "Um estudo em esmeralda", os contos "A vez de outubro" - que tem um eco de O livro do cemitério, "Lembranças e tesouros", "Golias", "Como conversar com garotas em festas" e o excelente apêndice de Deuses Americanos, "O monarca do vale".

Indicado para quem gosta do gênero contos.

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

Árvore genealógica do Superman

Em Krypton Chronicles, uma série que contava a história dos ancestrais de Kal-El a DC publicou a árvore genealógica abaixo.

Divirta-se!