Pular para o conteúdo principal

Game of Thrones [1x07] - You win or you die

Este é o famoso episódio que vazou na Internet, uma estratégia pensada segundo a acessória da HBO – veja aqui. Será exibido na HBO Brasil no domingo 19 de junho de 2011 (se não houver nenhum atraso).

Eddard “Ned” Stark honrado que só ele, dá à Cersei Lannister o ultimato: sabe as origens biológicas dos príncipes Joffrey, Myrcella e Tommen e exige que ela e a família abandonem Porto Real.

Durante a caçada Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos, é ferido por um javali, tendo sua barriga rasgada e retorna ao castelo para morrer! No livro fica claro que Cersei elaborou o acidente, já na série de TV é apenas sugerido.

Ned vendo o amigo em dor, decide postegar a expulsão de Cersei. Às portas da morte e tendo conhecimento da honradez do amigo, Robert nomeia Ned tutor de Joffrey.

Tywin Lannister, pai de Cersei, Jaime e Tyrion vai à guerra para resgatar Tyrion a quem suponha ainda prisioneiro. Na verdade a guerra não começou ainda. Ele desloca exércitos para circundar o Vale e se prepara para uma investida de modo a resgatar o filho e garantir a honra da Casa Lannister. Veja que isto teoricamente já põe em pé de guerra os clãs que protegem o norte (os Starks) e o oeste (os Lannisters). Não fica claro o posicionamento de Robert sobre o assunto, já que ele ordenou que Ned resolvesse a questão e foi caçar.

Na Muralha, Jon faz seus juramentos, mas fica decepcionado com o fato de ter sido escalado para uma função administrativa como assistente do Lorde Comandante da Patrulha, Jeor Mormont. Samwell Tarly, o covarde, aconselha à Jon a aceitar o cargo, acreditando numa lógica claro que Mormont conhece a educação e cultura de Jon e o manteria como protegido até o momento de passagem de cargos.

Numa patrulha, além das muralhas em busca de pistas de seu tio Benjen Stark Jon, Fantasma (seu lobo gigante) e sua patrulha encontram cadáveres de outros rangers. A patrulha traz para a Muralha os cadáveres.

Daenerys sofre o ataque do envenenador enviado por Robert e seu conselho – lembra-se, foi por causa deste ataque que Ned Stark abriu mão do cargo de mão do rei – e isto motiva Khal Drogo a se preparar para atacar Porto Real.

Robert Baratheon, o rei dos sete reinos morre!

Petyr Baelish, o Mindinho, promete a Ned Stark o apoio pessoal de da Guarda da Cidade na decisão de destronar Joffrey e ceder o trono de ferro à Stannis Baratheon, irmão mais velho de Robert. Lembre-se que Stannis ainda não apareceu na série até o momento. O outro irmão, Renly, homossexual enrustido e tido como fraco, que acompanhou Robert na caçada, também deseja o trono.

Em função do apoio de Mindinho, Ned decide comunicar à Cersei o último pedido de Robert de deixar para ele a tutela de Joffrey, certamente em seguida seria posta a questão da inadequação para o cargo devido a laços sanguíneos. Ned nominalmente não diz que irá convocar Stannis Baratheon para o trono de ferro e sugere que irá tutelar Joffrey.

Cersei não aceita a decisão, rasga o documento assinado por Robert e ordena que a guarda da cidade que serve a Petyr prenda Ned Stark. Petyr à traição havia costurado um acordo com Cersei e autorizado à Guarda que ponha Ned sob ferros!

Ajuda a entender a decisão de Petyr se você se lembrar que ele era apaixonado por Lady Stark e perdeu ela para o irmão de Ned, que foi assassinado junto com o pai pelo rei louco, Aerys II Targaryen. Num jogo de interesses para garantir o apoio na guerra contra Targaryen, Stark casa-se com Catelyn Tully e Jon Arryn casa-se com Lysa Tully. Estava assim consolidada a base de apoio político dos Baratheon: os Starks, os Arryn, os Tully e por casamento com Robert, os Lannisters.

Isso ajuda a entender que Ned talvez não tenha tido escolha além de casar-se com Catelyn e “justifica” em termos o nascimento de Jon Snow: sozinho na guerra e ligado a um casamento de interesses, Ned talvez tenha apaixonado-se por alguém especial.




















Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…