Game of Thrones [1x07] - You win or you die

Este é o famoso episódio que vazou na Internet, uma estratégia pensada segundo a acessória da HBO – veja aqui. Será exibido na HBO Brasil no domingo 19 de junho de 2011 (se não houver nenhum atraso).

Eddard “Ned” Stark honrado que só ele, dá à Cersei Lannister o ultimato: sabe as origens biológicas dos príncipes Joffrey, Myrcella e Tommen e exige que ela e a família abandonem Porto Real.

Durante a caçada Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos, é ferido por um javali, tendo sua barriga rasgada e retorna ao castelo para morrer! No livro fica claro que Cersei elaborou o acidente, já na série de TV é apenas sugerido.

Ned vendo o amigo em dor, decide postegar a expulsão de Cersei. Às portas da morte e tendo conhecimento da honradez do amigo, Robert nomeia Ned tutor de Joffrey.

Tywin Lannister, pai de Cersei, Jaime e Tyrion vai à guerra para resgatar Tyrion a quem suponha ainda prisioneiro. Na verdade a guerra não começou ainda. Ele desloca exércitos para circundar o Vale e se prepara para uma investida de modo a resgatar o filho e garantir a honra da Casa Lannister. Veja que isto teoricamente já põe em pé de guerra os clãs que protegem o norte (os Starks) e o oeste (os Lannisters). Não fica claro o posicionamento de Robert sobre o assunto, já que ele ordenou que Ned resolvesse a questão e foi caçar.

Na Muralha, Jon faz seus juramentos, mas fica decepcionado com o fato de ter sido escalado para uma função administrativa como assistente do Lorde Comandante da Patrulha, Jeor Mormont. Samwell Tarly, o covarde, aconselha à Jon a aceitar o cargo, acreditando numa lógica claro que Mormont conhece a educação e cultura de Jon e o manteria como protegido até o momento de passagem de cargos.

Numa patrulha, além das muralhas em busca de pistas de seu tio Benjen Stark Jon, Fantasma (seu lobo gigante) e sua patrulha encontram cadáveres de outros rangers. A patrulha traz para a Muralha os cadáveres.

Daenerys sofre o ataque do envenenador enviado por Robert e seu conselho – lembra-se, foi por causa deste ataque que Ned Stark abriu mão do cargo de mão do rei – e isto motiva Khal Drogo a se preparar para atacar Porto Real.

Robert Baratheon, o rei dos sete reinos morre!

Petyr Baelish, o Mindinho, promete a Ned Stark o apoio pessoal de da Guarda da Cidade na decisão de destronar Joffrey e ceder o trono de ferro à Stannis Baratheon, irmão mais velho de Robert. Lembre-se que Stannis ainda não apareceu na série até o momento. O outro irmão, Renly, homossexual enrustido e tido como fraco, que acompanhou Robert na caçada, também deseja o trono.

Em função do apoio de Mindinho, Ned decide comunicar à Cersei o último pedido de Robert de deixar para ele a tutela de Joffrey, certamente em seguida seria posta a questão da inadequação para o cargo devido a laços sanguíneos. Ned nominalmente não diz que irá convocar Stannis Baratheon para o trono de ferro e sugere que irá tutelar Joffrey.

Cersei não aceita a decisão, rasga o documento assinado por Robert e ordena que a guarda da cidade que serve a Petyr prenda Ned Stark. Petyr à traição havia costurado um acordo com Cersei e autorizado à Guarda que ponha Ned sob ferros!

Ajuda a entender a decisão de Petyr se você se lembrar que ele era apaixonado por Lady Stark e perdeu ela para o irmão de Ned, que foi assassinado junto com o pai pelo rei louco, Aerys II Targaryen. Num jogo de interesses para garantir o apoio na guerra contra Targaryen, Stark casa-se com Catelyn Tully e Jon Arryn casa-se com Lysa Tully. Estava assim consolidada a base de apoio político dos Baratheon: os Starks, os Arryn, os Tully e por casamento com Robert, os Lannisters.

Isso ajuda a entender que Ned talvez não tenha tido escolha além de casar-se com Catelyn e “justifica” em termos o nascimento de Jon Snow: sozinho na guerra e ligado a um casamento de interesses, Ned talvez tenha apaixonado-se por alguém especial.